O "GANSO" DA VEZ.
Sabemos que o ganso do mundo animal é aquele bichinho lindo que curte banhar-se nas águas de um lago. Entretanto, o ‘Ganso da vez’ não se banha em águas de lago, mas, alça seus vôos na Vila Famosa, onde voou Pelé – o rei do futebol. Um Ganso com pose. Um jogador de alto nível, que se destaca por ser uma raridade no futebol brasileiro, já que sua desenvoltura técnica lembra grandes craques do passado, por jogar no estilo “meia de lança” que; num lance genial, através de um passe milimétrico, deixa o atacante na ‘cara do gol’.
Fora o jogador excepcional que atualmente tem contrato com o Peixe da Vila, por trás daquela silhueta calma, vive um ser humano que, como outro qualquer, almeja alçar vôos mirabolantes, dando ensejo a abrir suas asas rumo à Europa. Uma aspiração. Um sonho quase real. Isso é incomum, é brutal? Encerra qualquer sina que não seja de um homem em busca de um futuro de estrelato? Claro que não! Trata-se de uma pretensão salutar e bem atual, já que a maioria dos jogadores brasileiros aproveita da sua juventude para fazer o chamado “pé de meia” no exterior.
Daí surgir uma onda gigante como se fosse um Tsunami a expor a fúria de alguns é, definitivamente, um torpedo de maldade. A torcida do “Peixe”, em primeiro lugar, deve deixar de lado a questão passional – inerente a qualquer torcedor – para, aplaudir seu ídolo e torcer que seu retorno (depois da cirurgia), seja apenas a volta de um grande ídolo aos gramados.
A mídia deve exaltar esse futebol arte que está rareando em nossos gramados e, ao invés de ficar rebuscando fatos hilariantes, baseados em informações inverídicas (rebuscadas dos corações conrinthianescos - mistura de corintianos com carnavalescos), deve deixar o craque em paz para decidir sua vida, visto que se ele ficar ou não no Santos é problema, exclusivamente, da sua vontade e não das influências sobre este ou aquele.
Já, os corintianos, sejam Ronaldo “Fenômeno”, ou Sanches, ou, outro qualquer, podem sonhar em tê-lo no seu elenco, ao profetizarem sua inclusão do Parque São Jorge, mas, nem por isso, cabe-lhes ficar gorando sua presença na Vila Belmiro. Trata-se de um craque que qualquer clube ia querer no seu elenco. Entretanto, o “Ganso da Vez” formou-se nas categorias de base da Vila Famosa, ao lado de outros craques como Neymar, Zé Love, André etc. Assim, cabe a ele (Ganso) e à diretoria do Santos Futebol Clube acordar sobre sua ida ou não para a Europa.
Entretanto, entendo esse lado lúdico dos corações corintianos, pois, a sensação deles é a mesma minha, pois, se eles sentem a vibração de se iludirem com a chegada de Ganso para somar no seu elenco eu e/os torcedores santistas partilhamos mesma ilusão de que o atleta fique na Vila Belmiro, o que, convenhamos, é quase um sonho, considerando que o jogador já declarou que deseja ir para a Europa. Penso que ele espera o jogo de hoje. Caso o Santos não alcance sucesso contra o Colo Colo, lá no Chile, não há mais motivação para que o jogador permaneça na Vila. Será o adeus definitivo.