Monumento histórico destruído na Bibala
Os monumentos históricos são para serem conservados para o conhecimento de todos até para as futuras gerações. As estações dos caminhos de ferros, os tribunais, as fortalezas, as capelas (igrejas), os cemitérios e tantas outras construções coloniais ou antigas são consideradas monumentos históricos. São locais onde já passaram muitas gentes nacionais e estrangeiras e que com certeza qualquer dia poderão cruzar de novo àquelas terras, onde estão edificadas, e precisarão visitar tais locais, fazerem algumas fotos seja em que condições que os encontrarem. Até porque amanha poderão contar às novas gentes como era no passado essas estruturas, por exemplo: a estação ferroviária da Vila Arriaga no CFM. Quem conheceu, quem por lá já passou, com certeza, sabe da importância que tinha no desenvolvimento daquela pequena e famosa Vila Arriaga (hoje Bibala), no transporte de diversos, materiais, mercadorias, minérios, etc. Essa estação passou muito tempo “abandonada” em termos de conservação, não vi a sua construção mas talvez mesmo nunca tinha sido reabilitada, desde 1912 segundo alguns mais velhos. Mas para mim parecia cada vez muito mais bonita como se estivesse haver uma obra de artesanato porque vendo-a imaginava os meus antepassados, a história e a cultura. É triste que o meu filho nunca terá esse prazer, pois hoje (13/04/11) ela, aquela grande estrutura, a estação ferroviária da Bibala (Vila Arriaga) está sendo demolida por cidadãos chineses para construção de uma nova estação, com certeza maior, mais moderna, mais bonita, mas garanto que não terá o valor que a antiga teve.
Se me pedissem opinião aconselharia que se construísse outra e noutra zona da mesma vila e, quanto a antiga que reabilitassem pelo menos, por causa da própria história passada e futura. Amanha haverá turistas que precisarão fotografar ou filmar, estudante que poderão defender uma tese acerca dos caminhos-de-ferro (CFM), os nossos próprios filhos poderão nos interrogar, dizendo por exemplo: - Pai é verdade que na Bibala tem uma estação dos anos 19xx? Para não falar da receita que se poderá arrecadar em caso de turismo.
Infelizmente, hoje vejo os escombros que até para semana irão desaparecer totalmente. Para recordar, talvez, só em fotos. Admitir essa demolição, é dor profunda nos corações dos verdadeiros indígenas, dos historiadores, investigadores, turistas, etc. São erros administrativos presentes que terão consequência num futuro breve - como disse o meu amigo Valter.
Atraímos turistas europeus, asiáticos, etc. com as nossas coisas antigas e, não com coisas modernas pois, isto lá (na terra deles) tem de mais - acrescentei.
Só não sei se a Administração Municipal pensou em tirar algumas fotos ou mesmo fazer algum vídeo para conservar para as futuras gerações e todos aqueles que algum dia poderão saber mais sobre a és estação. Coitados! talvez eles também ficaram surpreendidos com a situação visto que muitas das vezes as ordens vêm de cima sem consultar as entidades locais: administração, sobas, regedores, professores, etc.