O dia do beijo ou o beijo do dia?

Não atire a primeira pedra aquele que nunca beijou na vida! Atire um beijo! E nem adianta negar: você pode não se lembrar, mas já beijou sim (ou no mínimo foi beijado). Bom ou ruim, molhado ou seco. Apressado ou demorado. Seja de/em jovem ou velho, não importa! O beijo é o gesto mais praticado no mundo inteiro, desde épocas imemoráveis. É o símbolo mais autêntico do afeto, do carinho, do amor. Foi com um “beijo” que nosso Criador nos soprou a vida. E não é por menos que Judas tenha sido repreendido por Jesus daquele modo: “Judas, com um beijo trais o filho do Homem?”. É Judas, tu foste um infeliz...

Bom... O fato é que hoje, dia 13 de abril, comemora-se o dia internacional do beijo (inventado em 1982). Há diversas lendas em torno da criação dessa data. Não se sabe “ao certo” quem instituiu o dia do beijo e nem “ao certo” quando o beijo surgiu. Há quem diga que foi há uns quinhentos anos antes de Cristo, na Índia. Já Charles Darwin, o criador da teoria da evolução, acreditava que o beijo era uma evolução das mordidas que os macacos davam no parceiro nos ritos pré-sexuais. Há ainda historiadores defensores da teoria de que o beijo surgiu das lambidas que os homens das cavernas davam em seus companheiros em busca de sal. Sim, os homens. Para os historiadores mais “tradicionais” (se é que me entendem), o beijo surgiu de uma variante de um gesto de carinho das mulheres das cavernas. Elas mastigavam o alimento e depois o colocavam na boca de seus filhos pequenos (assim como fazem as aves). No fundo não faz tanto sentido investigar as origens do beijo. Certo mesmo é que este dia foi instituído para homenagear este ato tão sublime. O beijo é a culminância, é o momento maior vivido por duas pessoas que se amam (e não estou falando apenas de amor carnal: devemos amar nossos próximos da mesma forma como amamos a nós mesmos). E isso só é justificativa suficiente para esta ação merecer ter o seu dia próprio.

Pena que hoje em dia este ato está tão banalizado. Realidade cruel é constatar que já não é lá essa manifestação toda de paixão... Chegaram a ponto de vulgarizar a ação, através de concursos em noitadas, carnavais e afins, para ver quem consegue beijar mais pessoas diferentes numa mesma noite. É... Que pena não darem ao ato o seu devido valor...

O beijo não foi deixado para ser concorrido por uma noite. Tampouco condenado a ser comemorado num único dia. Todos os dias é dia de beijo!

Mas e então... E você?... Já beijou hoje?

Pare um pouco e aproveite para beijar quem você ama, ou uma pessoa qualquer... E não é só por que hoje é o dia do beijo não! E não é só por beijar também. Demonstre que você sente alguma coisa por aquela pessoa. Mas não demonstre o que você carrega de negativo por esta pessoa! Não seja um Judas...

Beije não só hoje. Beije todos os dias! E que seja para você como uma ginástica. Sim, ginástica. Não sabia? Pois o beijo, além da forma mais simples e autêntica de demonstrar carinho, afeto, amor, amizade etc, movimenta vinte e nove músculos faciais (doze dos lábios e dezessete da língua) – sem contar os “outros” músculos do nosso corpo, dependendo do beijo. O beijo melhora a circulação sanguínea e, em dez segundos, ele pode queimar até doze calorias e fazer com que os batimentos cardíacos aumentem de 70 para 150 por minuto. O beijo afeta nossos cinco sentidos, especialmente o tato, já que os lábios e a língua estão entre as partes mais sensíveis do corpo. Não bastasse tudo isso, ele ainda libera um hormônio chamado serotonina (o hormônio do alto astral), que eleva o humor e produz uma sensação de bem-estar e felicidade. O beijo, é, na verdade, a eficácia da eficiência!

Tá... Não podemos nos prender só ao beijo na boca. Hoje é o dia do beijo e, se na boca, de língua, ou em qualquer outro lugar, de qualquer outra forma, não especificaram. Então, beije! E beije muito! Vale beijo na bochecha, nas mãos, na testa (tsc!). Beijo na mãe, no pai, nos irmãos, na sogra... Mas não só hoje. Beije todos os dias! Afinal, todo dia é dia de beijo... Ou você faz ginástica só uma vez por ano?

Mas cuidado! Não beije sua secretária (pelo menos de forma tão intensa!), pois você pode acabar sendo processado por assédio sexual...

Bons beijos!!!