O PINGO DESTE i i i iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

É verdade que num site de literatura como o Recanto, dificilmente encontraremos um gênio da literatura.

Mas eu acho que não devemos nivelar por baixo para ser bonzinhos e nos sentir pessoas solidárias. Se fico indignada com o nível dos cem mais lidos não é porque penso que eles não tem direito a ser vistos, mas é porque acho que todos aqui devem ter a oportunidade de ler bons autores, que sendo de alguma forma expostos pelo site com um certo destaque, seriam talvez mais lidos por quem aqui está para aprender. Entretanto, o único instrumento que o site oferece como forma de avaliar o desempenho dos seus cadastrados é este de divulgar números de leituras, provavelmente por ser a forma mais prática e de menor custo. E este é na verdade um dado que não mede de forma nenhuma a qualidade do escrito, uma vez que cliques no título não significam leitura real, pra início de conversa. Se eu publico um título muito chamativo, eu como já disse antes, recebo um número incrível de acessos em curto tempo. Por outro lado, posso escrever o mais belo e incrível texto literário e receber um número irrisório de acessos.

Entretanto, cabe uma ressalva. O título de um texto está longe de ser um simples acessório, algo sem importância. O título é talvez a parte mais difícil porque ele precisa ser uma espécie de síntese, e ao mesmo tempo um reclame, anúncio em sintonia com o que vem depois. Eu realmente estou usando títulos que atraem leituras. E posso até ter usado termos xulos como FDP, ou frases um tanto agressivas como VOCÊ É DÉBIL MENTAL, AMIGA. Entretanto vai uma grande diferença entre ser chamativo, mas ser criativo, e entre ser somente xulo e grosseiro. E infelizmente estes são os que mais vendem, e muito mais do que qualquer um, pois não elegeram o Tiririca com aquela monstruosidade de votos? Se existem tais eleiores, existem também tais leitores que são os mesmos que clicam em qualquer coisa que grite e que não tem sensibilidade para perceber que mesmo usando palavrão ou sendo chamativo, um título pode ser criativo, interessante e eficiente. E outro dado são os comentários. Eu certa vez ri muito quando publiquei um título porque sabia que era atrativo, mas o texto era terrivelmente difícil e um tanto longo. Resultado. Um monte de acessos e NENHUM COMENTÁRIO... Sem comentários....

E vai aí um elogio aos meus leitores, que eu tive um número expressivo de cliques sem fazer nenhum márquetin, sem ficar visitando todo mundo. Acontece que eu vou além do título. E porque meus títulos na verdade me trazem leitores, mas não são certamente os leitores que votariam no Tiririca.

Denyria
Enviado por Denyria em 13/04/2011
Reeditado em 13/04/2011
Código do texto: T2906457
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.