Um continente amaldiçoado?

Sempre que lemos ou assistimos a alguma notícia sobre a África, é sobre algum país onde está havendo uma guerra tribal, epidemia de Aids ou Ebola, fome, tráfico de diamantes, massacre de civis por guerrilhas armadas. Agora mesmo, eu andei assistindo aos últimos acontecimentos na Costa do Marfim e fiquei com a impressão de que tudo o que chega até nós dá a impressão que aquele continente é amaldiçoado e nele só há fome, Aids, miséria e violência. Será mesmo que aquele imenso continente, berço da humanidade, é só aquilo?

Bem, os jornais e telejornais, obviamente, não passam notícias boas porque não dão audiência. O que dá ibope é guerra, tragédia e violência.quem quer saber as coisas boas de um país ou continente? A gente fica mesmo com os olhos grudados na TV quando vê massacres e revoluções. Infelizmente, devido a esse jogo de interesses, acabamos ficando com visão limitada de muitos lugares. Acabamos por pensar que todo muçulmano é terrorista fundamentalista ou que todo mundo na África é pobre, sujo e ignorante. Isso me leva a pensar nos estrangeiros que acham que o Brasil só tem Carnaval, futebol e turismo sexual. Temos o direito de não gostar que pensem assim do Brasil mas, pensando bem, dá para culpar essas pessoas, se todas as notícias que vão do Brasil ao exterior só transmitem de nós esse tipo de imagem?

Por causa do interesse e da busca por audiência, pessoas ficam com um conceito limitado de cada lugar neste mundo. Tudo bem, se está havendo guerra num país, isso não pode ser omitido, mas que se mostre o outro lado, o bom, para que fiquemos com uma visão mais completa e menos preconceituosa.