Estudo para um perfil possível

ESTUDO PARA UM PERFIL POSSÍVEL

(crônica publicada no jornal "Diário Catarinense" de 13.04.11)

Está dito no "Primeiro Livro das Crônicas", que narra uma longa história de primogênitos:

A descendência de Rúben, o primogênito de Israel: Ele era na realidade o primogênito, mas porque profanou o leito de seu pai, o direito da primogenitura foi conferido aos filhos de José filho de Israel, e assim os rubenitas não foram registrados como primogênitos. (1Cr 5,1)

Ele já perdera o raro privilégio dessa primogenitura, perda que via como uma espécie de pecado original pessoal que vinha somar-se ao coletivo. A isso juntava-se a perturbadora questão da mulher: por inspirar nos homens pensamentos impuros, levando à profanação de leitos, não há dúvida de que ela é impura por natureza. E quanto mais virgem e pura for, mais tenazes e tentadoras serão as impurezas pensadas pelos homens. Um mundo sem mulheres permitiria aos homens o convívio pacífico e harmonioso - sem ciúmes nem desconfianças - indispensável ao bom andamento dos negócios públicos e privados e das guerras em geral, que são outra forma de fazer negócios.

Por outro lado, é devastadora a vingança do Senhor pela desobediência "à palavra do Senhor". A punição faz-se de enorme crueldade e patético derramamento de sangue. A cena é narrada sem meias palavras:

Os filisteus atacaram Israel, e os israelitas fugiram diante deles, caindo muitos feridos mortalmente no monte Gelboé. Os filisteus foram no encalço de Saul e seus filhos e mataram Jônatas, Abinadab e Melquisua, filhos de Saul. Então a luta se tornou mais violenta em torno de Saul e finalmente os arqueiros o acertaram e o feriram. Saul disse ao escudeiro: "Tira a espada e traspassa-me com ela, para que não venham esses incircuncisos e zombem de mim". Mas o escudeiro se recusou, pois tinha muito medo de fazer tal coisa. Então Saul agarrou a espada e se atirou sobre ela. Quando o escudeiro viu que Saul estava morrendo, também se atirou sobre a espada e morreu. Assim morreram Saul e seus três filhos; toda a família se acabou de uma só vez. (1Cr 10,1-6)

Há, portanto, uma necessidade imperiosa de fugir da zombaria e da humilhação, mesmo à custa da própria vida, mesmo depois de 10 anos porque à época não se tinha à mão a espada do escudeiro.

Aos 23 anos de idade e com diagnóstico de esquizofrenia profunda firmado ainda na tenra infância, a espada do escudeiro chama-se internet e ensina com riqueza de detalhes tudo o que se queira ardentemente saber, seja para o bem, seja para o mal. O esquizofrênico é aquele que cria para si um mundo próprio e nele passa a viver, acreditando na legitimidade da sua vivência. É evidente que esse seu mundo possui diversas áreas de contato com o mundo dito objetivo, ou real, pois o doente come, por vezes trabalha e encontra as pessoas na rua. A medicação prescrita opera algum controle sobre as relações entre ambos os mundos até que, por decisão voluntária, o sujeito deixa de tomar os remédios.

Os inocentes sacrificados em volta apenas estavam com a mesma idade e no mesmo lugar em que, aos 13 anos, ele via a garotada prepotente que o ridicularizava sem piedade, mostrando-lhe quanto ele era perdedor naquele mundo do qual ele se excluía, pois nem a mais feia e desengonçada menina da escola lhe dava atenção.

Realengos os temos quase todos os dias em nossas estradas e nas avenidas das nossas cidades, só que as vítimas inocentes sacrificadas em volta não têm nada a ver com o agressor, que sequer é esquizofrênico, apenas é irresponsável e criminoso por gosto e vontade.

--

-----

==> Lançamento do livro "Se Te Castigo É Só Porque Eu Te Amo" (teatro), de Amilcar Neves, será no dia 29 de abril, sexta-feira, às 20h30, na Barca dos Livros, em frente aos trapiches da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.