HUMOR

O humor, ou seja, o estado de espírito que nos acompanha e que oscila constantemente, mediante os acontecimentos da vida, é fácil de se distinguir mas, muito complexo para se definir.

Ele para São tomás de Aquino era tido como o " repouso da alma". Entendo como a maneira de o ser humano revelar e ao mesmo tempo em contra partida driblar o que lhe invade, perturba, entristesse ou alegra muito.

Para o americano Mark Twain o humor é a maior benção da humanidade, pois é através dele que se pode revelar sentimentos contidos na alma. É a forma mais verdadeira de revelar o estado de espírito que alguém se encontra.

Talvez seja o humor um modo de o ser humano defender-se de si mesmo e de outros.

As pessoas na maioria definem a personalidade de alguém pelo seu humor. É tida como personalidade forte e marcante os mais bem humorados, os que se utilizam mais do riso. As pessoas tidas como mais bem humoradas conseguem ter ao seu redor, uma quantidade maior de pessoas, que sentem-se atraidas por sua maneira de ver e expor a vida e tudo o que os rodeia.

Já as pessoas carrancudas de humor agressivo ou calado, tendem a piorar ainda mais a situação de afstamento e de perda de amigos.

Muitas coisas interferem no humor de uma pessoa. Acredito que o humor tem muito a ver com o que temos dentro de nós.

Porque será que as vezes estamos sorrindo, acordamos bem e um fato mínimo, quase sem proporção para dar-se como chata, muda o humor dessas pessoas. Com certeza já são pessoas com um stress presente, e com um negativismo auto consumido e auto ultilizado. Diferente da pessoa que mesmo na adversidade parece dar a volta por cima sem abalar seu estado emocional.

Mas é claro que também existem aqueles que escondem e se utilizam do humor para camuflar seus traumas, frustrações e deficiências emocionais ou até mesmo físicas.

Segundo o psicólogo americano Dacher Keltner, a risada é diferente do sorriso, e ambos fazem parte do humor. Um sorriso é uma forma simpática de revelar uma alegria falsa, em determinados casos e em determinadas pessoas, e a risada uma forma de ressaltar grande espontaneidade, onde ao meu ver é mais difícil de ocultar diferentes sentimentos , mas que podem sim trazer a mostra por exemplo, medo, nervosismo, imquietação interior, mas é menos perceptível.

O humor está aliado em todas as ações diárias da gente. Em tudo o que fazemos o humor esta embutido. E além de estar, faz efeito visível. Uma cantada bem-humorada surte um efeito interessante, porque pode não ter resultados positivos, mas não deixa acorrer o constrangimento para nehuuma das partes. Usando do humor , pode-se dizer que foi apenas uma piadinha. E tudo passa como mais uma demosntração de bom humor.

Um discurso mal humorado por exemplo não surte efeito como um bem humorado disfarçado, como os chefes fazem aos funcionários. Onde os mesmos falam coisas pesadas e pejorativas até de uma forma humoristica. Dizem que quando as pessoas riem juntas tornam-se cúmplices e dividem as mesmas emoções, tendo assim atitudes mais positivas em relação ao outro.

Todo mundo abriga em si, em maior ou menor grau, alguns tipos de humor, como corrosivo, agregador, autodepreciativo ou de bem com a vida, eles fazem parte da natureza humana.A forma e a intensidade com que se pratica cada tipo de humor é que faz a diferença nos relacionamentos.

Segundo Rod Martin, embora não haja formas boas ou ruins de humor, o tipo de bem com a vida é considerado pelos psicólogos o mais saudável.Quem esta de bom humor não fica tão ancioso e facilita tudo para o organismo.

Pessoas que tendem a olhar o lado positivo das coisas, ativam com maior frequência, o lado esquerdo do cérebro e parecem desenvolver melhor capacidade imunológica.

Bom ou mal humor depende apenas de nós. Que tenhamos sempre bom humor para nosso bem estar e o alheio.

milizinha
Enviado por milizinha em 13/11/2006
Reeditado em 20/05/2011
Código do texto: T290507
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.