Ouvir, silenciar e amar

Dar-se é a melhor forma de amar. Todos gostam de falar, poucos gostam de ouvir, isso precisa mudar. Quando alguém está falando, sua mente está conectada com o seu interno e ele está colocando para fora algo do seu universo pessoal. Precisa ser respeitado, levado em consideração e apreciado para gerar o sentimento de aceitação.

Quando alguém corta, há um rompimento desagradável dentro da pessoa que está falando e isso gera um sentimento de revolta, que em geral é guardado no silêncio do coração de quem fala. A conversa está seriamente comprometida e o entendimento a partir daí é quase impossível de ser feito de forma precisa, humana e correta.

Ouvir é muito mais do que o estado de ficar calado, assim como o silêncio é muito mais do que ausência de som. Quem ouve verdadeiramente concentra a sua atenção naquilo que está sendo dito. Ficar pensando enquanto o outro está falando é no mínimo desprezo e desatenção, que apesar de não poder ser comprovado pode ser percebido.

A pessoa que está falando pode perceber claramente que o outro está desatento ao que está dizendo e reagir internamente. Isso gera um conflito no mundo interno das pessoas e cria um clima desagradável. Por isso, se você quer ter uma boa relação com as pessoas e criar um mundo de paz, comece por estas pequenas coisas. Dê amor.