observações sobre condicionantes

Observações sobre condicionantes.

Pelo que se observa na natureza, o todo não pode prescindir das partes, assim como, as partes não podem ignora-lo, uma vez que, genericamente, ambos pertencem a um mesmo contexto, onde “naturalmente” um devora e renasce do outro. O processo de formação da sociedade humana é análogo , como tal ou pelas mesmas razões, o conhecimento, objeto do processo educacional... de todos, por todos e para todos é, certamente, uma administração e um custo de todos. O que realmente atrapalha/complica é o sistema.

Ele é quem cria claros e obstáculos, levanta muros, instala arapucas, dificulta caminhos, obviamente por uma determinante questão: o controle, que é o que gera a relação de pressupostos destinados a dirigir o rumo pelo qual navega a educação.

Por essa análise concluímos que o aprendizado (ensino) segue um ritmo de marés. Uma cheia, uma vazante, uma neutra e outra de correr atrás. O estudo de Nigel Brooke a respeito "Os condicionantes da descentralização da Educação: Um Roteiro de Estudos", trafega entre as distinções: diferenças e semelhanças, de dois modelos, as vantagens e os retrocessos de cada um e a indecisão que se reflete, via custo, a necessidade de um estudo mais detalhado.

João Junior
Enviado por João Junior em 12/04/2011
Reeditado em 17/04/2011
Código do texto: T2903801
Classificação de conteúdo: seguro