Ela (ou uma de minhas milhares de mães)

Todo dia antes de ir à escola, ele ouvia um bom dia e recebia um beijo no rosto. Tudo o que ele fazia era pensando nela. A pessoa que o trouxe a vida, o trouxe a família. Família do coração como desde pequeno o ensinou a dizer.

E seus conselhos? Ela sabia o que dizer apenas com o olhar, tinha uma resposta para tudo, sabia o que fazer e da maneira mais exata, com as palavras certas. Ele tem certeza que não há ninguém nesse mundo que saiba dizer as coisas certas como ela sabia. Ele agradece aos que tentam, mas não é a mesma coisa.

Ela o viu feliz em seu primeiro emprego, estava orgulhosa dele por vê-lo crescer, sair um pouquinho de suas asas (não que ele quisesse, alias ele nunca quis). Ele sempre se esforçou nos seus estudos, porque era uma forma de mostrar a ela o quanto ele era grato por tudo. Ele terminou o segundo grau sem repetir um ano sequer. Preparou-se para os três vestibulares que se inscreveu, e para a felicidade dela, passou nos três... Ela não se continha de felicidade, até champanhe ela estourou. Porém, só foi a Champanhe de começo de faculdade, porque a da colação de grau ela não chegou a estourar...

Não foi só essa conquista que ela não viu. Ela não viu quando ele começou a dar aulas, ela não viu quando ele passou naquele concurso difícil onde poucos foram chamados, mas o nome dele estava lá. Ela não viu a felicidade dele quando comprou o primeiro carro (eles chegaram a planejar isso várias vezes). Ele sabe que de algum lugar, ela viu tudo isso, mas ele não teve o abraço dela para ter certeza.

Ela não sabia ver maldade em ninguém. Adorava ajudar a todos. Em sua casa, tinha um quartinho aonde muita gente da família "morou": Um tio com a esposa e o filho, um sobrinho, uma sobrinha, uma prima... Ficaram lá sem tempo de ir embora. Quando não mais precisaram, foram embora e não voltaram. Pergunte-me se ela ficou triste? Claro que não... A única coisa que ela cobrava em troca, era a felicidade daqueles que iam e não voltavam.

Agora já fazem 10 anos que ele não a abraça, que não lhe deseja neste mesmo mês de maio um feliz aniversário e um feliz dia das mães. Coração apertado agora, porque ele vê pessoas que não valorizam as suas mães, que não sentem a falta de um simples abraço. E que simplesmente dizem que existem outras mulheres mais importantes do que ela em suas vidas. Pena...

Graças a Deus ele pode ver em outras maravilhosas mulheres, verdadeiras e carinhosas mães: sua irmã, sua cunhada, suas amigas de faculdade que ele nunca esqueceu, suas amigas da escola do estado, suas amigas da escola da prefeitura... Tantas mulheres maravilhosas em que ele pode olhar nos olhos hoje e agradecer o carinho.

Mas ele sente falta dela. Ela era única e sempre será para ele, a mulher mais importante de sua vida... E ele agora só pode fechar os olhos, pensar nela e imaginar seu sorriso ao ouvir "feliz dia das mães".

04/05 - 9H28

Renato de Paula Silva
Enviado por Renato de Paula Silva em 12/04/2011
Reeditado em 01/05/2011
Código do texto: T2903777
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.