ONDE ESTÁ A MESBLA?

Passeio Publico cidade do Rio de Janeiro. Área de muitos prédios históricos. Bem pertinho da Cinelândia Praça Floriano. Prédio da Câmara municipal que já foi conhecido como gaiola de ouro. Teatro Municipal, biblioteca nacional, cinemas etc.

Mas é no passeio publico que ficava a Mesbla, grande e famosa loja de departamentos instalada em magnífico prédio. Era muito bom ir a Mesbla. Ainda lembro da musiquinha do comercial de natal da Mesbla; na Mesbla na Mesbla, o maior natal do Brasil, compre tudo sem entrada, e só comesse a pagar em abril, abril.

Bem. Uma operação comercial fraudulenta levou a Mesbla para um passeio sem volta. Já era. A Mesbla virou saudade para saudosistas como eu.

É possível que na tua cidade tenha acontecido algo parecido. Aquele cinema aonde você ia aos fins de semana com a namorada não existe mais. A grande arvore da praça desapareceu quem sabe até a praça tenha desaparecido também.

Acho que você sabe do que estou falando. As vezes são pequenas coisas que desaparecem de nossas vidas e que nos deixa triste. Talvez apenas meia dúzia de saudosistas sinta falta da Mesbla ou do cine Irajá onde assisti A Primeira Noite De Um Homem.

Final do ano passado mais uma coisinha saiu de cena no Rio de Janeiro. O mundo não vai ficar pior com o acontecido. A terra vai continuar girando, os ônibus circulando, ladrões assaltando, assassinos assassinando, alguém limpando a ficha do malufff, tudo na normalidade.

Porém a cultura carioca perdeu muito. Não estou falando de escola ou coisa parecida. Estou falando de uma loja fundada em 1966 para vender discos. Musica. Com o passar dos anos e empenho do proprietário, essa loja passou a figurar entre as maiores do mundo no ramo.

Várias matérias em revistas especializadas em toda parte do mundo. Era freqüentada por turistas em procura de boa musica. O que você não encontrasse naquela loja, não encontraria em lugar algum. E se você estivesse realmente querendo aquele CD raro, gravado por virgens Tibetanas, era só encomendar. Teu telefone tocaria e o CD das tibetanas virginais estaria a tua espera na loja.

O bistrô. Caraca maluco! A Loja é enorme, na largura comprimento e pé direito. No bistrô muito aconchegante, comia-se bebia-se ao som de musica ao vivo. Mas espere. Som ambiente, pianíssimo. Não aquela coisa de maluco estourando tímpanos.

Músicos de renome estavam lá diariamente. Piano, contrabaixo, bateria....uma delícia. Isso de grátis. Se você estivesse circulando pela loja entre as várias mesas de CDs, estaria escutando boa música. E também shows maravilhosos. Procure no youtube e verá quanta gente boa passou pelo Allegro Bistrô da MODERN SOUND.

Na ultima semana de funcionamento da loja eu estive lá com minha filha amada. Não resisti e perguntei ao senhor Pedro Passos, fundador da loja, o motivo do encerramento da loja. Acho que você pode imaginar a resposta. _ “A internet acabou com minha loja”.

Naquela loja eu fui com amigos, namoradinhas, amigas. Naquela loja eu comprei Eydie Gorme e trio Los panchos. Claudete soares e Dick Farney juntos num dos mais belos discos que já escutei. Naquela loja um dia eu levei a mulher que amava.

Rua Barata Ribeiro 502 Copacabana Rio de janeiro.
Senhor Pedro Passos, o senhor deveria ser banqueiro. O BNDES lhe
daria um montão de dinheiro.

Em tempo:
Nosso prefeito acabou com a boate HELP, também em copacabana. Era uma boate destinada ao mundo Gay. Turistas Homossexuais de toda parte do mundo freguentavam a Help. Era fonte de renda para a cidade. Demoliram o prédio. Em seu lugar brotará da terra regado com muiiitooo dinheirinho, um tal museu sei lá de que. Predio de gosto arquitetônico muito discutível.

Porque desalojaram os meninos? Não sei.

**********************************************************

Só para registro:

Na calçada da escola Tasso da Silveira, onde aconteceu o que não deveria ter acontecido, eu vi flores, ursinhos de pelúcia, cruzes, cartazes feitos a mão, cartazes gráficos, fotos e nomes das vítimas. Em todos os cartazes preces e orações pelas vítimas. Era de se esperar que assim fosse. As pessoas são religiosas e acreditam em vida após a morte. Muitos pedidos pelas almas das crianças.

Não vi nenhum pedido pela alma do menino que atirou nas crianças. Também não li aqui no Recanto Das Letras nenhuma prece oração poesia pela alma do menino atirador.

No meu entender nenhuma alma precisa de mais preces e orações que a dele. Mas eu não entendo nada de almas nem de preces, devo estar enganado.
**********************************************************

 
Yamãnu_1
Enviado por Yamãnu_1 em 11/04/2011
Reeditado em 06/10/2011
Código do texto: T2902612
Classificação de conteúdo: seguro