Vida em outros planetas

Sobre a pluralidade dos mundos temos sempre inquietações. Gosto de indagar as pessoas o que elas pensam sobre este tema. Quando se fala em extraterrestres ouvimos sempre o relato de um desenho imaginário. São figuras com antenas, verdes e semelhantes aquelas dos gibis e filmes.

Desta vez foi diferente. Estava no Bar Mariano quando chegou o Reinaldo, moço excepcional, quase ninguém lhe dá assunto por ser diferente. Por minha vez já havia ouvido argumentos da sua parte que considerei de grande pureza com verdadeiro brilho da alma. Podemos encontrá-lo vagando pelas ruas e sempre que posso troco algumas palavras sem nenhum receio idiota interiorano de recair numa espécie de rebaixamento social. Puxei assunto sobre o tema da vida além do nosso globo terrestre.

- Reinaldo, será que tem vida noutro planeta?

Ele cerrou os olhos, baixou a aba do boné para refletir melhor e respondeu, categoricamente.

- Sim, tem. Tem vida noutro planeta. Fazendo com a mão um gesto espacial.

- E como é que é que eles são?

- Gente muito educada...

Das respostas que coleciono foi a melhor que ouvi em toda a minha vida. Qual seria a graça do destino encontrar vida além, seja onde for que não aplaque nosso drama; nossa miséria, nossa infelicidade. Descobrir novos mundos para repetir fracassos terrenos ou encontrar réplicas do nosso malogro? Não passaria de repetição absurda dos mesmos tormentos.

Paguei por cortesia a sua coca-cola e ele se foi. Foi uma coca-cola de ouro. Ele partiu arrastando os chinelos. Vi que estava feliz de verdade porque elogiei a natureza livre das suas palavras, dando-lhes o valor próprio que possuíam.

Escrevo para registrar e compartilhar o quão profunda foi a sua atribuição simples, sincera e íntegra. Ele resumiu o que está faltando neste mundo e sintetizou tudo o que se criou para colocar no lugar desta falta. Educação em todo o universo. Nosso universo mental.

******************

Tércio Ricardo Kneip
Enviado por Tércio Ricardo Kneip em 11/04/2011
Reeditado em 05/06/2020
Código do texto: T2901809
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.