O BURACO É MAIS EM CIMA

Tens plano de saúde? Considera-te um felizardo, pois quem pode contar com um Plano que lhe garanta especialistas e, principalmente, atendimento de emergência, pode se contar feliz. Pode-se dizer que está no céu, diante do inferno que é a Previdência Social no Brasil. Inúmeros casos existem; vou me ater a um, porque tive prova cabal. Uma conhecida minha, com 100% de surdez em um ouvido e com o outro em vias de seguir a mesma trilha, entusiasmada com os aparelhos para surdez ofertados pelo INSS procurou, pelas vias legais, conseguir o dito aparelho. Para aumentar sua satisfação, o órgão competente lhe garantiu que um clínico geral a encaminharia a um especialista para obter a requisição para fazer a audiometria e que, após o exame, ela levaria o resultado ao INSS e pronto. O aparelho estaria a caminho em pouco tempo. Entusiasmadíssima com a facilidade, uma vez que os aparelhos para surdez não são baratos, iniciou os procedimentos. Aliás, nem iniciou, porque a bomba escondida na manga das facilidades, para os que não têm dinheiro, logo estourou. Cadê o otorrino? Sequestraram o otorrino? O otorrino está em férias? Que nada! Descobriu que o INSS não dispõe de otorrino! Simples assim... como diria meu amigo Wramoss. Se não existe otorrino como o cara vai fazer a audiometria? Será que um ginecologista é que vai proceder o exame do ouvido? Pelo que eu sei, o buraco do ouvido é mais em cima...

E a coitada é tão azarada - será que todo pobre é azarado ou é a falta de assistência que ocasiona essas situações? - que ao procurar o setor de odontologia da UFSM, para tratar de uma dor de dente, ouviu a seguinte "consolação: "canal não é mais considerado emergência, tem que marcar". O que é emergência então? O cara cortar os pulsos porque não aguenta mais aquela dor insuportável, que quem já teve dor de dente sabe bem? Pois bem, fazer o que? Ela marcou... para início de julho! Até lá ela terá pago todos os pecados, entupida de analgésicos (a indústria farmacêutica agradece!) e o dente seguirá direto para o lixo. Por isso que o Brasil é conhecido como o País dos desdentados!

Vergonha, vergonha, vergonha! A coitada voltou para casa desenxavida, com dor de dente e... surda! Queixar-se para quem?

Giustina
Enviado por Giustina em 10/04/2011
Reeditado em 02/04/2014
Código do texto: T2901209
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.