VOCÊ SABE OUVIR E DAR CANTADA?

No Correio Semanal de Minas Gerais, de março do corrente, há um artigo “Boas de cantada” que me despertou o interesse. Refere-se a uma dupla de jovens, chamadas de adolescentes, que está fazendo muito sucesso no Twitter, com frases criativas na arte da conquista. Uma das moças é mineira e chama-se Joyce Falete, de 21 anos e a outra é curitibana, Bianca Muller e tem 25 anos. Elas criaram um site “O pedreiro_online”, com quase 90 mil seguidores,a partir de uma brincadeira que colocaram na internet, há quatro meses. O site contém muitas cantadas originais e “nunca com vulgaridade, machismo e palavrões”. Como se originou? Estavam cansadas de receber cantadas da época das avós. Uma delas:”Você não é a raiz quadrada de 16, mas me deixa de quatro, sua linda!”. Uma outra: “ Gata, me chame de botox e me deixe preencher essa sua boca, sua linda!”. Quanto à inspiração para o título do site é pela fama que tem os pedreiros em construção de prédios. Ao passar uma moça, não faltam elogios e cantadas, ou no mínimo ficam olhando com olhares de quem daria tudo para ser notado e paquerado.

Há anos, nas festas de rua ou de Padroeira das cidades do interior, as cantadas eram dadas por auto-falante. Às vezes o autor era anônimo, às vezes tinha coragem de permitir ser citado. A festa da Padroeira durava nove noites, correspondente à novena rezada à Santa. Era sempre animada com parque de diversões, mesas “vendidas” às famílias ilustres da cidade para ,confortavelmente, participarem de leilões de animais, objetos doadas por pessoas do lugar, bingos e quermesse, sempre com o objetivo de arrecadar dinheiro para a Igreja. Voltando às cantadas: “ Fulana! Você é a menina mais linda dessa festa, sem você a festa não presta”. Outras cantadas falava da beleza da jovem e dizia o local onde a estaria esperando. Para a jovem que foi alvo público de elogios era bom, agora aceitar o encontro com o candidato ao namoro, era outra história. O local também dizia da boa ou má intenção do sujeito. Era divertido e a música que acompanhava a “cantada” era marcante; comumente, Roberto Carlos era um dos preferidos.

Tinha hora para ir para casa e era por volta das nove horas. Só nos dois últimos dias da festa, tinha permissão de papai para ficar até meia-noite e, se estivesse na companhia dele e de mamãe, poderia demorar mais um pouco. Aquela festa era o máximo do que foi sonhado para as férias.

Parece que as cantadas hoje são mais diretas e com conotação sexual à mostra. Perdeu a magia, porém tem quem goste. Como a mulher é muito auditiva, deve fazer bem ao ouvido e ao coração. Entretanto, as jovens do site cansaram e acharam enfadonhas, vulgares, sem criatividade. Escuto, também, que as meninas partem para cima e cantam os jovens. Vi,certa vez, uma reportagem com as investidas das garotas e os rapazes, muitas vezes, ficando amedrontados, desconfiados, com as ofertas. Necessito de mais dados sobre como estas cantadas são recebidas. Vou tentar descobrir algumas reações destes jovens.

Havia há muitos anos manuais que ensinavam aos jovens a dar cantadas. Os jovens de hoje devem achar graça e muito doido ter existido esse tipo de comportamento.Tudo mudou mesmo, só não o desejo do jovem encontrar seu par e tentar um namoro que possa ser durável. Parece que tudo está mais descomplicado, só não sei se resultará em sucesso na conquista.

Edméa
Enviado por Edméa em 08/04/2011
Código do texto: T2897611