Ser humano
Uma das práticas mais humanas e mais altruístas é a empatia. Não no sentido um tanto masoquista que este sentimento possa ter, mas numa eventual ajuda quando se precise para ser justo em relação a outrem objetivando se chegar a um diagnóstico mais impregnado do ponto de vista de “a quem ou a o que se refere”.
Esse tipo de voluntariedade exige uma energia que o “julgador”, sem a correspondente compensação, exceto o nobre prazer de ser referência, apoio, ou mesmo mero esclarecedor, terá somente dentro de si, muitas vezes sob a adversidade de quem se oponha.
Estes atos requerem que não se tenha preconceito, a fim de se enxergar com a isenção das cabeças abertas, fatos e atos que constituam o caso. A influência seja ela de caráter emocional, cultural e econômico, que viesse a interferir no grau de isenção, poria a perder qualquer missão que pudesse se considerar comprometida com algo, o mais próximo da verdade.
O alvo das ações desse “missionário” já estará numa situação de exposição suficientemente vulnerável para vir a suportar mais uma carga de infecta passionalidade além da que já o poderia ter comprometido. Por isso um mergulho nos ângulos do personagem-alvo e uma saída subseqüente darão visão literal da situação. Por mais indiferente que a sociedade possa parecer, existem pessoas, seguimentos e legiões dispostas a essas práticas nos mais diversos universos do interesse correspondente.
Por essa razão, o grau de responsabilidade de órgãos como os da imprensa é imensamente maior que o de outras instituições infinitamente de menor capacidade de irradiação de suas tendências. Uma tendência da imprensa sempre será um mal irreparável abarrotando de injustiça o que já possa estar nessa situação.
A sutileza das entrelinhas ou a covardia requintada da parcialidade velada põem no lixo à credibilidade de quem as pratique e no inferno os alvos injuriados.
Estar atento a esses fatos enriquecerá de humanidade e de senso de justiça as pessoas e suas instituições e multiplicará de dignidade as práticas pessoais e profissionais dos seus meios.