40. Surtida a Londres
Enquanto conduzo, penso que por estas horas amanhã, estarei em Londres.
Antes de lá chegar, ainda há que fazer. Por exemplo?
Qual deve ser a primeira prioridade?
Não há com que hesitar: saber o tempo que vai fazer este fim-de-semana em Londres. Alguém duvida de que o tempo seja um factor importante em qualquer lugar e em especial em Londres? Não, não é lugar-comum, para quem precise de explicação, deixem-me explicar: quem viaja com mochila pequena como a minha, além de levar o portátil e uma data de fios, fio do telemóvel, do portátil, da máquina digital, precisa de saber exactamente o que deve levar.
Fui ao ‘google,’ este sabe-tudo do século XXI, e fiquei a saber: alguma chuva amanhã de manhã, domingo e segunda não chove. Se não esqueci ou troquei a informação, creio que está previsto no domingo o tempo estar descoberto e na segunda estar parcialmente encoberto.
Mais? Como ir direito da estação St. Pancras (que nome horrível e em português soa ainda pior: São Pancrácio) em Londres até ao hotel em Wimbledon? Fui rever a localização: entro no ‘subway’ em St. Pancras / King’s Cross, sigo na linha azul, mudo-me para a verde em South Kensington, e saio em Wimbledon. O hotel fica a dois passos da estação. Fica um pouco afastado do centro. Não consegui melhor.
Que mais falta? Rever a lista do que vestir durante os três dias. Preciso de três ‘boxers,’ mais a que levo vestida, três camisas, mais a que vai no corpo, dois pares de calças, hesito entre um para de calças compridas ou um par de calças curtas, acho que vou para as calças curtas, e as sandálias. Não preciso de impermeável, se chover abrigo-me ou arranjo um guarda-chuva. Roupa quente? Uma camisola com capucho. Quero andar por lá à noite. Talvez seja então necessário.
Levo só a mochila preta ou levo também a mala do portátil? Estou decidido: a mala do portátil vai dar jeito para trazer uma ou duas biografias que quero comprar em Londres.
Os bilhetes? Estão em ordem. Reservas do Hotel? Também.
Comprar libras? Vou comprá-las na Gare du Nord.
Tudo conferido. Boa noite, mando mensagem aos meus filhos, boa noite filhos, tenho de me deitar cedo. Às cinco da manhã sem falta tenho d e estar fora da cama.
Here I go London!!
Mário Moura
Neaufles St Martin, 16 de Julho de 2010
(escrito nas margens da ribeitra)