OLHANDO GIRASSÓIS...
Olhando girassóis...
Logo nos vem a pergunta, de que será que é verdade que ele acompanha o sol? E se faz, por quê?
E fui investigar e descobri que é verdade sim, e o faz porque tem reação positiva a luz, e seu caule girando faz com que a flor acompanhe o sol enquanto houver sua luz e depois volta à posição normal. E mais. Suas flores representam dignidade, glória e paixão. Sugerem altivez com alegria, respeito e dignidade, trazendo muita energia positiva e vida aos ambientes.
Mas eu continuo na dúvida. Será mesmo que representa e traz tudo isso? Eu não sei porque sua volta sempre à posição inicial do dia me sugere que sempre acaba no ponto de partida em tudo que representa e pode catalisar.
Será que ao final do dia, que tudo o que ele poderia representar e trazer serviria para dizer “que à noite todos os gatos são pardos?” Ou será que depois de um dia inteiro distribuindo dignidade, glórias, paixões, alegrias, respeito, energias positivas e vida, a noite ele se recolhe e nos diz que “agora é tudo com você, eu fiz a minha parte!”
Seríamos nós seres humanos também girassóis? Pelo menos alguns? Se alguns forem porque algumas vezes descobrimos que a imagem que se tinha não era tão perfeita? Quem sabe, porque estes girassóis talvez sejam falsos, de plástico por exemplo. Se forem, só posso chegar à conclusão de que gostamos de ser enganados, fugir da realidade, viver na ficção, que é melhor do que pagar o preço da ilusão. Estes por exemplo não tem sementes para alimentar pássaros, nem a nós seres humanos. Então só posso entender que nos alimentamos da mentira e passes de ilusionismo deles. Ou não?
Sabem de que cheguei à conclusão de que é mesmo melhor ficar com o girassol real, que ao fim do dia volta a sua posição inicial deixando tudo comigo. E vou
aproveitar bem a sua luminosidade porque ele não é de plástico e tem vida curta. Amanhã lhe cairão murchas as pétalas, seu caule cairá, abrindo espaço para nova flor que me trará sensações de novos sóis.
É... Vou continuar olhando girassóis...
Mas só os reais.
Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em mais de oitenta jornais impressos e eletrônicos no Brasil e Exterior. Obrigado à todos que têm enviado emails(ajrs010@gmail.com) . Visite nosso Canal no You Tube, (ajorgefalaserio) em Pesquisar, com as crônicas Fala Sério em Vídeo.