RECONHECENDO OS CHATOS

SAIBA RECONHECER UM

CHATO E COMO EVITÁ-LO (I)

"Existem várias maneiras de ser chato,

mas o chato escolhe sempre a pior"

(autoria desconhecida)

Nos dias de hoje estamos cercados de pessoas chatas. Infelizmente, nem sempre sabemos reconhecê-las de imediato. E às vezes, a demora em fazê-lo pode gerar terríveis consequências. A pior delas é quando o chato começa a acreditar que estamos gostando de sua companhia.

Para que isto não ocorra com você, duas postagens sucessivas trarão a primeira edição da C.I.C. - CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DOS CHATOS, elaborada por uma equipe multidisciplinar composta de psicológos, médicos, gerentes de recursos humanos e boêmios.

Classificar os chatos é uma tarefa árdua, pois a cada dia surgem novas espécies. Eles são como as baratas que, catalogadas em aproximadamente quatro mil espécies, ainda não tiveram sua classifcação finalizada. Também como estes desagradáveis insetos, é muito difícil se livrar dos chatos, pois ao escaparmos de um, logo adiante encontramos outro.

Assim, saber reconhecer a espécie de chato com a qual nos deparamos é o primeiro passo para nos livrarmos dele.

Aqueles que a todo momento nos contradizem, e, mesmo sem qualquer argumento discordam de nós – insistindo em dizer que estamos errados –, podem ser classificados como chatos DISCORDANTES.

- Você tá errado! Não é assim!!!

- Por quê não?!

- Porque não é assim, cara!

- E como é?!

- Do outro jeito...

- E como é o "outro jeito"?!

- Diferente de como você está fazendo, pô!

- Então me explica como é?!?!

- Ah! Isto eu não sei... - Mas sei que você está fazendo errado!!!

Normalmente este irritante diálogo é encerrado com um "PU&%$&(*()&!!!...VAI#&$#&%¨&!!!", ou um impaciente "CHEGA, TÁ?!”. Da nossa parte é claro, pois o chato DISCORDANTE defende, até a morte se necessário, sua contra-argumentação. Mesmo sem ter nenhum argumento para fazê-lo.

Há também o chato FRACASSADO, ou chato AZARADO, que vive e compartilha todos os problemas e insucessos imagináveis. Não caia na asneira de perguntá-lo se está tudo bem. E também não tente consolá-lo, pois seu pessimismo o impedirá.

- Tá difícil cara... perdi meu emprego!

- Pô, isto é muito ruim. Mas tenho certeza que você arranja outro.

- Não, não arrumo mais nada! Tô muito velho para o mercado.

- Não desista cara... pense na família, nos seus filhos.

- Filhos?! Descobri que um deles é gay, que o outro tá usando drogas e que minha filha tá se prostituindo!!!

- Aí é barra! Mas com ajuda de sua mulher você supera, né?!

- Minha mulher?!?! Cara, minha mulher me traiu!!! Arrumou um garotão e ainda me colocou na justiça. - Ficou com metade dos nossos bens e ainda conseguiu uma pensão de oito salários mínimos...

- Putz! Eeerrrr... desculpe, mas preciso ir. Tenha fé e não perca as esperanças, ok?!

- ESPERANÇA?! Tsc, tsc.... as coisas só pioram para mim. - Deixa eu te contar do meu carro que foi roubado em um seqüestro-relâmpago que sofri... e olha que o seguro tava vencido e eu nem sabia disso!

- Desculpe, mas realmente tenho que ir. Um abraço!

- Peraí cara! Nem te falei das execuções e da ação de despejo que estou respondendo... - VOLTA AQUI!!!

Saia correndo ou chore com ele.

Já o chato BEM-SUCEDIDO, ou chato SORTUDO, é o oposto do chato FRACASSADO. Ele está sempre “por cima da carne seca”. Além de rico, tem os melhores carros, o melhor emprego e as mulheres mais belas.

- Cara, investi em umas ações que agora tão valendo uma nota!

- Vai vendê-las?!

- Não, elas ainda vão render muito mais! - Além disso, recebi um bônus da empresa e fui promovido logo que voltei daquela viagem à Europa, lembra?!

- Ahamm... sei.

- Falando da viagem, acredita que ganhei dez mil dólares em um cassino em Monte Carlo?!

- Que sorte hein?!

- E a gata que arrumei no cruzeiro de volta para o Brasil?!?! É uma loira de parar o trânsito... UM ESPETÁCULO - inclusive saí com ela semana passada em minha BMW conversível que acabei de comprar.

- Uhum...

- Pois é... levei ela para minha mansão, tomamos um banho de piscina aquecida, jantamos lagosta com champagne, fizemos uma sauna, massagem relaxante e depois um bronzeamento artificial. - Foi demais cara!

- Uaaaauuu... deve ter sido bem bacana!

Os desavisados que se deparam com o chato BEM-SUCEDIDO, inicialmente o invejam. Mas, conhecendo-o um pouco melhor, é possível descobrir que aquela viagem não foi para Europa, que aquelas aplicações não renderam tanto, que aquele "mulherão" não era isto tudo e que ele não dirige uma BMW e nem tem uma "mansão" luxuosa.

O chato BEM-SUCEDIDO tem sua cara-metade, que é conhecida como o chato EGOSCIENTE (EGOcêntrico + oniSCIENTE). Não basta conhecer o mundo - ou que ele gire ao seu redor -, ele precisa que o seu redor gire pelo mundo - ou que por ele seja conhecido.

- Vocês estão falando da Espanha, não é?!

- Pois é, tá chegando de lá o...

- É um país maravilhoso! Já estive lá pelo menos 17 vezes. - Madrid é uma cidade extraordinária... e Barcelona então?!

- Ahammm...

- Mas é claro que não se compara à Itália! - Ah! Roma, Veneza, Florença... berço da civilização romana e dos grandes mestres renascentistas.

- Legal, tive uma vez em...

- Paris! Claro... a cidade-luz, fonte de cultura e civilidade, de onde surgiram as ideias iluministas e os princípios de igualdade-liberdade-fraternidade. - E o Louvre então?! Que maravilha... - Vocês conhecem?!

- Pois é, ano que...

- Não diga?! Você vai a França?! Mas não deixe de ir aos alpes suiços, hein?! - Estique até a Alemanha e, lógico, vá também à Inglaterra e aos países nórdicos!

- Errrrr... tá ficando tarde e preciso ir.

- Espere um pouco, deixe eu traçar para você o roteiro da volta pela Austrália, África do Sul, Caribe, Estados Unidos, passando depois pelo Chile e Argentina. - Como você sabe, conheço todos estes lugares e aprendi tudo sobre a cultura destes países.

- Deixa pra depois, tá?! TCHAU!!!

O chato EGOSCIENTE não aceita interpelações. Entretanto, de modo indireto, a globalização o enfraqueceu. Quando ele estiver se excedendo, não prolongue o assunto e diga que já conhece tudo o que ele disse através da TV...

(continua semana que vem)