Mulheres e Música

"Algumas mulheres tem o poder de acabar com a vida de um homem". Ouço essa frase constantemente de um amigo e é com ela que gostaria de começar a abordar esse tema tão complicado. Para explicar melhor peço desculpas a meu amigo e vou inverter essa frase: "Todo homem pode ter sua vida destruída por certas mulheres, mas a maioria foge disso". Agora a perguntas de milhões de Euros: "Que mulheres são essas?" e se você for no mínimo impaciente "O que isso tem a ver com música?".

Não sou nenhum músico, não toco nenhum instrumento, já me arrisquei a escrever algumas letras, que muitos até diziam serem boas, me arrisquei até a gravar, mas aí faltou talento para cantar, o que acho que professor de canto nenhum no mundo daria jeito. Apesar de tudo isso tenho facilidade para ouvir e entender as letras e melodias de diferentes tipos de músicas. Não perco meu tempo tentando fazer isso com estilos musicais que evoluem da mesma maneira que o ser humano: superficialmente.

Boa música é aquela que consegue transcender os 5 sentidos e te levar a um patamar superior. É aquela que a letra não precisa fazer sentido direto, ou melhor, nem precisa de letra, para te levar a uma sensação de êxtase. Você não sabe como ou porquê, mas aquilo mexe contigo profundamente.

Todo amante da boa música tem seus pontos fracos, ou seja, uma seleção de músicas que geram agradáveis sensações ao serem escutadas. Todas gerando sensações diferentes. Certas músicas precisam ser ouvidas diversas vezes até que se tome gosto, outras são como um tiro "à queima roupa" na cabeça, o primeiro acorde já é impactante.

Certa vez estava eu na praia de Ipanema, no local onde fico geralmente, ouvindo uma seleção de músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. No momento em que tocava a música "Pela Luz dos Olhos Teus", interpretada na faixa pelo Tom e pela Miucha, avisto a amiga de uma amiga minha sentada de frente pra mim a alguns metros de distância. A menina era uma linda morena de olhos que ainda não consegui definir a cor, mas sei que eram lindos o suficiente a ponto de me enfeitiçar. Não sei se ela também me olhava, não sei se ela notou minha presença, não sei nem se ela sabe de minha existência, mas de uma coisa eu sei: naquele momento aquela mulher e aquela música faziam todo sentido pra mim. E sempre farão, pois já sei que ela faz parte da minha playlist, ela é uma das que tem o poder de me destruir. Pode ser que eu nunca tenha a oportunidade de estar com ela, mas pelo menos a música dela já está salva.

Esse foi apenas um exemplo para demonstrar essa conexão.

Alguns homens não sabem, porém, admirar, ou melhor dizendo, interpretar a beleza de uma mulher. Muitos não estão aptos a ouvir uma boa música e sentir o verdadeiro prazer daquele momento. Voltando a frase inicial muitos tem medo de “perderem suas vidas” e se "escondem" dançando a melodia de músicas superficiais e degradantes. Prefiro me arriscar a sofrer, ter o coração partido em milhões de pedaços por dezenas de vezes, a desperdiçar meu tempo com mulheres que não me adicionam muita coisa.

Zé Peleja
Enviado por Zé Peleja em 04/04/2011
Código do texto: T2889188