O ENCANTAMENTO

O Encantamento

Prólogo: O meu pai, a quem dedico este texto, padeceu durante cerca de cinco anos de Síndrome de Alzheimer.

(Dedicado a Joaquim Zeca da Silva)

Pois é, meu querido pai, Deus, na sua infinita bondade, deu-lhe estes noventa e três anos de idade, completados na última sexta-feira. Entretanto, na sua grande misericórdia, Ele deu-lhe muito mais: além de uma vida digna, concedeu-lhe o privilégio do encantamento, pois a sua lenta e progressiva perda de memória, nos últimos cinco anos, foi na verdade uma espécie de encantamento. Isto é, você continuou entre nós, vivendo como um encantado, no bom sentido. Na verdade você foi se afastando de nós como num longo adeus. Continuou nos dando toda sorte de exemplos, particularmente do afeto, da benquerença e do amor. Tenho certeza de que todos os que tiveram o privilégio de gozar da sua convivência, vão sempre se lembrar do seu caloroso e firme aperto de mão, do afetuoso abraço, e das palavras carinhosas e de incentivo, marca da sua personalidade amigável e fraterna.

Conheci muita gente ao longo da minha vida, no entanto, poucas demonstraram a capacidade inata de aglutinar pessoas como você, simples homem, homem do povo, forjado na cruenta lida da construção civil. Líder nato, amigo de todas as horas, soube sempre trazer para junto de si aqueles mais necessitados, mesmo que os seus recursos fossem iguais aos daqueles.

E a prova destas minhas palavras está evidenciada aqui, com a presença de tantos parentes e amigos, todos lamentando a sua partida para o Oriente Eterno, onde certamente você já está sendo recebido com todas as honras a que fez jus aqui na terra.

A partir de hoje, no entanto, nós é que dependemos da nossa própria memória para relembrarmos os seus feitos, as suas preocupações com cada um de nós, sua esposa, seus irmãos, seus filhos, seus netos, demais parentes e muitos amigos.

Nós perdemos a sua convivência, mas a sua memória, em forma de saudade, perdurará por toda eternidade.

Vai, meu pai, vai para junto do Deus Eterno; que o corpo volte ao pó da terra de onde veio, mas o espírito volte a Deus que o deu.

Amem! Muito obrigado!

C. Grande, 05 Fev 2007.

Joanilson.

Joanilson
Enviado por Joanilson em 04/04/2011
Código do texto: T2888862
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.