INSPIRAÇÃO


 
Às vezes pensamos em vários assuntos ao mesmo tempo, achamos que vai dar certo, que podemos escrever bons textos. Acabamos nos embolando, embananando... e não sai nada concatenado! Outras vezes estamos com a cabeça vazia, queremos inspiração e ela não vem.
 
De repente uma frase lida aqui, uma pequena informação ouvida acolá ou uma notícia corriqueira nos trazem à mente um mundo de idéias que podem vir em forma de sentimentos, visualização de cenas, lembranças de momentos vividos. Alegres ou tristes, desastrosos ou engraçados. Foi o que me aconteceu hoje ao ler casualmente sobre o aniversário do Sundae... que nem é coisa de que eu goste tanto. A simples notícia desencadeou em minha memória uma série de lembranças, como se eu estivesse vendo um filminho da minha juventude nos anos 50 e 60 (do século passado, ui!)...
 
A associação de idéias se fez imediatamente. O sundae me levou ao rock, à moda, ao blue jeans, às vitrolinhas de pilha, aos long-plays, às festinhas... e a quase tudo relacionado àquela época. Lembrei até da lanchonete na Sears da Água Branca onde eram servidos sundaes e banana-splits super enfeitados, que achávamos com jeito bem "americanos".
 
Naturalmente pensei também nos sorvetes e suas variadas apresentações: picolés, de massa, na casquinha, na taça. Na transformação das sorveterias, agora chamadas bufês. Nos frapês que se sofisticaram com o tempo e se tornaram milk-shakes... E, principalmente, lembrei daquilo que eu adorava na minha infância e que hoje, se quiser, só posso preparar e degustar em casa: o inesquecível ice-cream-soda...
 
 



imagem:google