ANIVERSÁRIO DO SUNDAE



 
Hoje levei um choque ao abrir a página do Google: a homenagem ao Sundae mostra que ele é muito mais antigo do que eu supunha, tem 119 anos! E eu só tomei conhecimento de sua existência lá pelos meus quatorze ou quinze... Não conheço sua história, nem sei quando chegou às sorveterias brasileiras. Na minha memória ele está relacionado aos tempos do rock and roll de Elvis Presley, aos filmes daquela época em que víamos jovens americanas de saia pregueada e meia soquete não somente dançando, como saboreando sorvetes em enormes taças enfeitadas com cobertura colorida e cerejas nas bordas. A primeira vez que o vi ao vivo e pude experimentá-lo foi na lanchonete de uma das lojas Sears que ficava perto de casa, em S.Paulo. Confesso que achei muito mais bonito do que gostoso...
 

A Sears era também o único lugar em que podíamos comprar a última novidade da moda juvenil: a ‘calça rancheira’!... Que bem mais tarde vim a descobrir ser ela muito mais velha do que eu pensava. Foi criada nos Estados Unidos lá pelos anos 1870, por Jacob Davis e Levi Strauss... em tecido de algodão resistente, para operários! O nome jeans pelo qual é hoje conhecida, vem de ‘Gênova’, porque foi inspirada no uniforme dos marinheiros daquela cidade, em tempos mais remotos ainda...
 








imagem:google