Ele e a viola...

"Caipira não é o ingênuo formulado por uma elite discriminadora. O caipira é aquele que aprende a olhar a natureza e dela tirar o conhecimento autêntico para a vida! "

Ana Marly de Oliveira Jacobino

****Mazinho Quevedo, nasceu em Adamantina em 1965, nome artístico de Osmar Lucianeti Quevedo é um instrumentista, compositor e rde programa da televisão brasileiro. Ele começou a ter contato com a viola aos 10 anos de idade, mas, a viola se firmou na sua vida em Piracicaba quando veio para estudar Odontologia e tomou gosto pela verdadeira música caipira raíz, nas rodas de cururueiros, O estilo musical de Mazinho Quevedo mistura as influências música caipira, MPB, música instrumental brasileira, jazz e música flamenca.

Algumas de suas músicas, consideradas também seus principais trabalhos, fazem parte da trilha do documentário O Encanto das Águas e do programa televisivo Terra da Gente. Em 2009, foi indicado ao Grammy Latino.

Mazinho Quevedo gosta de inovar. Músico virtuoso, e capaz de tirar das cordas de sua viola os mais variados estilos, ele apostou na mistura da música de raiz com acordes clássicos. Convidou o maestro Carlos Lima, que comanda a Orquestra Lyra Mogimiriana, para a nova empreitada e decidiu levar aos palcos paulistas uma série de concertos musicais.

A idéia de Mazinho Quevedo de unir a viola ao violino, ao violoncelo e a outros instrumentos clássicos de uma sinfônica, vai além da simples apresentação de um som erudito-popular. Mazinho pensou em montar esse show com a intenção de popularizar a música instrumental de qualidade e torná-la acessível, principalmente ao público jovem. “A orquestra é formada por maioria de músicos jovens. Quando pensei nesse projeto, imaginei que ele poderia despertar o interesse dos adolescentes para a música instrumental, além, é claro, de manter viva a arte caipira por meio da música”, comenta.

Esta não é a primeira vez que Mazinho se apresenta com uma orquestra. Ele, aliás, é o pioneiro dessa mistura musical. Anos atrás, o músico, considerado um dos melhores violeiros do Brasil, tocou com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Em uma parceria inédita, o violeiro de música de raiz uniu seu estilo caipira à sofisticação da música clássica. O resultado agradou tanto Mazinho, e o público, que o músico decidiu amadurecer a ideia. Pensou na possibilidade de viabilizar um projeto mais amplo e uniu-se, então, à Orquestra Lyra Mogimiriana. (Carla Cardoso).

Mazinho Quevedo declarou por várias vezes o seu amor por Piracicaba, cidade que o abraçou quando veio aqui estudar na Unicamp- Odontologia.

Mazinho Quevedo buscou em suas lembranças passagens que teve aqui na Noiva da Colina, em uma delas ele se lembrou do meu tio: Aristides Orsini (Tide), a quem qualificou de grande "entendedor de passarinhos" e que lhe dava carona.

"Seu Aristides era muito pontual e por isso perdi a carona várias vezes"!

### Escute e se emocione com a viola de Mazinho Quevedo junto a Orquestra Lyra Mogimiriana:

http://www.youtube.com/watch?v=WfZz9RiwJcY

############

Página oficial. A Viola do Brasil, acesso em 4 de fevereiro de 2011

a b c d Terra Paulista. Música - Cantores, acesso em 4 de fevereiro de 2011

Manir, Mônica. (18 de abril de 2009 ). Alembrando de você. O Estado de S.Paulo, acesso em 4 de fevereiro de 2011