Ipê Amarelo
Eu subia a ladeira da Siqueira Campos sem olhar pros lados, quando ouvi uma voz fininha dizer:
-Olhe mamãe secretária !,quando eu crescer quero ser como ela...
Aquele" como ela"penetrou em mim...,como eu?, era de mim que a menininha estava falando,acho,eu era a única pessoa com cara de secretária na rua.As secretária tem sempre a mesma cara ,podem até ser de cores diferentes, mas tem sempre o mesmo olhar, o mesmo cabelinho arrumadinho, maquiagem bem feita e roupa em tons neutros como elas mesmas.Sim,era eu...,mas porque uma criança ia querer ser como eu?, crianças querem ser cada coisa!, um dia o filho de minha vizinha resolveu ser um cachorro, ele não saía do portão e latia pra todo mundo que passava , ela o levou ao psicólogo que depois de vários testes, disse que o menino era completamente normal ,mas era uma criança de muita imaginação e que na idade dele aquilo era bom...estimulava a inteligência..., mas minha vizinha nem quis saber,e antes que o filho resolvesse sair mijando em postes ,ela o pôs na coleira.
Ri um pouco ao lembrar dessa história,mas continuava cabisbaixa, olhando os riscos da calçada ,naquela atitude de quem tem medo de erguer a cabeça e encarar a vida...foi quando me vi pisando umas coisinhas amarelas,a cada passo o chão ficava mais salpicado de amarelo, como se à noite houvesse caído uma chuva de sol, daquele sol amarelo que as crianças pintam com aquarela..., abaixei-me e peguei um pouquinho daqueles pontinhos amarelos, eram macios, cheirei as folhinhas , e imediatamente olhei para cima, queria saber de onde saíram aquelas folhinhas amarelas que me trouxeram tão gostosa sensação , vi uma coisa paradisíaca , uma árvore sem folhas e coberta por muito, muitos, muitos cachos de flores amarelas!
Em volta da árvore, semáforos ,prédios,lojas,carros, barulho,gente com pressa, foi como de tivessem desmatado o Edem e deixado dele apenas uma lembrança..., um Ipê amarelo em frente a um cruzamento.Graças a esta árvore ,eu olhei pra cima ,pra frente, pros lados e percebi que por mais tumultuada que seja a vida, é possível que no meio de tudo isso haja paz,haja apenas uma lembrança que encha a vida da cor do sol, a lembrança de quem somos e de quem queremos ser...
Quando crescer, eu quero ser como um Ipê amarelo!,não estranhe,crianças querem ser cada coisa.!