A Retirada

Não há nenhum poder maior para vencer as forças involutivas, do que o poder do pensamento centrado em Deus. Na vida é natural que as forças das trevas prevaleçam de tempos em tempo, isso faz parte do ciclo de desenvolvimento do universo. Se analisarmos vamos perceber que em tudo existe a construção e a destruição, o crescimento e a regressão. O que dá o sentido verdadeiro do caminho que devemos seguir são os nossos pensamentos e os nossos sentimentos. Sem eles, a energia negativa nada pode do mesmo jeito que a energia positiva nada pode quando temos em nossas mentes pensamentos e sentimentos negativos. Igual atrai igual no universo.

O sábio sabe que existem duas energias antagônicas no universo e escolhe a que lhe leva para a evolução, para o crescimento, para Deus. A sabedoria do homem superior redunda em não se deixar abater por este confronto energético e não resistir fisicamente a ele, apenas centrando o pensamento e vibrando ativamente pelo mais alto consegue modificar o mundo à sua volta, alterando a freqüência da vibração espiritual vigente.

Quando encontramos uma situação de confronto e sabemos que não podemos alterar a sua freqüência, simplesmente nos retiramos e esperamos por um momento mais profícuo para uma ação positiva e amorosa. Não confunda retirar-se com entregar-se, não é a mesma coisa. Retirar-se é uma atitude conscienciosa. De nada vale para a vida sermos destruídos pelas forças contrárias à evolução. No entanto, nós sabemos que é necessário que existam estas forças opositoras, por que são elas que mantêm o equilíbrio no universo, como as forças centrífuga e centrípeta da natureza.

A força da consciência tem que ser usada sempre, em cada momento, cada instante de nossas vidas, desde que acordamos até quando vamos dormir e mesmo no estado onírico devemos manter a nossa consciência desperta, por que é este exercício que vai nos auxiliar no crescimento que precisamos fazer para alçarmos patamares mais elevados na evolução da alma na eternidade da vida.