A internet, o artista e o cavalo

A internet veio trazer progresso, informação, interação, globalização cultural e tantas maravilhas mais pra nossa contemporaneidade. Por conseguinte, pegando carona nas asas digitais desse universo binário, também vieram: os infortúnios, os crimes cibernéticos, ausência de privacidade e tantas mazelas mais. E dentre essas mazelas, uma tem se mostrado muito nociva, que é a “falta de senso do internauta”. Ou seja, muitas pessoas têm digitado e falado coisas sem pensar e isso tem trazido conseqüências desastrosas e irreparáveis aos seus mundos. Quem falou que a Internet é “terra de ninguém” deve rever seus conceitos urgentemente. A questão da interpretação do que se fala, do que se digita, deve ter uma análise profunda, pois na maioria das vezes, tem gente por aí chamando urubu de meu Louro e tem pago um preço muito alto por isso. Muita gente jogando sua imagem, sua história no lixo por aquilo que não quis falar, mas falou. Não quis polemizar, mas polemizou. Uns exemplos bem clássicos de tudo isso podemos citar: a paulista estudante de direito Mayara Petruso que depois da eleição vitoriosa da atual presidente do nosso país Dilma Rousseff, digitou: ” Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”, e de repente a vida dessa moça mudou... Enxurrada de processos, ameaças de todo tipo, desesperos, pedido de desculpas, cancelamento de suas páginas no twitter e facebook e tudo mais. Já bem recentemente, o baterista dessa jovem banda RESTART, em uma entrevista falou que gostaria de tocar no Amazonas, pois “não sabia se lá tinha civilização”. Aí muitos jovens manauenses se revoltaram e ameaçaram fazer grande protesto durante o show da banda agora dia 01 de abril de 2011 em Manaus. Resultado: a empresa responsável pelo evento cancelou o show com medo da revolta popular. Os componentes da banda ainda tentaram pedir desculpas, mas tudo foi em vão. O ator Marauê Carneiro postou em seu perfil: "estamos em Teresina, do Piauí, se o mundo tem C..., o C... é aqui". Após receber críticas, o ator apagou o comentário. Mas, também de nada adiantou. Revolta geral no Piauí e a Assembléia Legislativa de lá cancelou a peça que tinha atores globais no elenco, mesmo com muitos ingressos já vendidos. Resumindo toda essa celeuma numa frase que minha saudosa avó gostava de dizer: “QUEM FALA DEMAIS DÁ BOM DIA A CAVALO!”. E como estamos vendo em nosso imaginário, o pobre do cavalo pra não ser mal educado tem respondido a muita gente ultimamente. É... Meus amigos, quando a cabeça não pensa o corpo padece. Uma palavra, uma frase lançada pode ter conseqüências inimagináveis nos dias de hoje e pessoas anônimas ou artistas tem feito do nosso amigo Cavalo uma celebridade. Obrigado minha querida avó por ter me ensinado tanto, seus conselhos estão mais atualizados que muitas páginas web por aí!