Foi-se: mas, com minha admiração.

Interessante como algumas pessoas dão mostra que não temem a morte, porque guardam dentro de si um sentimento nobre que lhes arremessa para as coisas mais sublimes que o ser humano reserva dentro de si que é a resignação com o destino, já que ninguém é capaz de espichar o dia final.

Sempre admirei José Alencar, em face das suas frases de impacto que sempre pronunciou pra mídia em momentos de fraqueza física, já que várias vezes o vi moribundo, com a voz embargada, dizendo-se otimista com sua situação, mesmo sabendo que seus dias já estavam contados para a despedida dos mortais.

Sua frase mais recente: “Se Deus quiser que eu morra, Ele não precisa de câncer para isso. Se ele não quiser que eu vá agora, não há câncer que me leve”. Só posso ver esse pronunciamento como um sinal de coragem e de honra com o lado transcendental da vida, já que todos nós sabemos que a morte não é um fim, mas, apenas o recomeço do trânsito da alma rumo a um recanto conquistado através das ações enquanto homens encarnados.

Evidente que é pouco interessante saber sobre o homem público que se foi, já que sua função de Vice Presidente não foi algo grandioso no contexto das decisões do Governo Lula. Entretanto, o legado que esse Vice Presidente deixa é grandioso em termos das suas manifestações (depois de moribundo), porque mostrou a todos os brasileiros que a vida não se resume em colher méritos através de ações dantescas, mas, sim, através de atos do cotidiano, através de exemplos de hombridade e de coragem, mesmo ante a iminência da morte.

Tenho certeza que todo brasileiro torceu que ele se recuperasse e voltasse a ser um homem forte, mesmo diante do seu quadro clínico de triste diagnóstico. A esperança era o que movia a todos aqueles que torciam por ele. Entretanto, a cada internação, via-se que seu estado piorava. Aí, vinha a condição de penúria, já que todos nós sabíamos que a doença é agressiva e poderia judiar daquele homem tão corajoso.

Neste momento, quando a mensagem de Deus foi executada, levando esse político do nosso meio, só nos resta torcer que nosso Criador tenha lhe reservado um lugar bem calmo, compatível com sua leniência como ser humano, para que ele possa descansar, através de um espírito sereno e cheio de luz.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 29/03/2011
Reeditado em 17/04/2011
Código do texto: T2877996