CRÔNICA – Adeus, grande homem!



Crônica – Adeus, grande homem! - 29.03.2011

            Finalmente, acontecera o que ninguém o queria, embora a força humana seja incapaz de reverter desígnios que vêm do alto... A doença era fatal.

            Foi às 14.00 horas de hoje que um dos mais prestigiados políticos brasileiros, o mineiro José de Alencar, que fora vice-presidente da república do governo Lula por oito anos, faleceu no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde voltara a ser internado depois de crise de dores na região do intestino.

            Empresário de sucesso, com várias firmas industriais, tinha um posicionamento contrário ao do próprio governo ao qual emprestava seu nome, qual seja a alta taxa de juros praticada pelos bancos, isso que é um fator que contribui com larga proporção nos custos das empresas, fazendo com que o consumidor lá embaixo pague as despesas desde a aquisição da matéria-prima ao consumo final.

            Esse fabuloso homem nascera em 1931. Começou sua vida laboral por volta dos quinze anos de idade, como balconista, numa loja de tecidos, cujo nome engraçado “A Sedutora”, e fora um excelente vendedor. Tinha quatorze irmãos/irmãs. Praticou o escotismo com muita dedicação.

            Daí em diante, com o dom do comércio que Deus lhe dera, passou a ter seus próprios negócios. De vendedor de chapéu a produtos comestíveis ele vendeu de tudo, inclusive tecidos, ramo para o qual entrou em 1969, mas sempre multiplicando as unidades fabris, a ponto de hoje existir mais de onze fábricas de produtos têxteis, com mercado interno e externo de boa aceitação.

            Mas não queremos fazer uma biografia desse que, para mim, foi considerado o político mais honrado da era do PT. Ninguém nunca falou de qualquer atitude ilícita de sua parte, nem mesmo quando exercia o mandato de Senador da República, de onde saíra a convite para integrar a chapa do Partido dos Trabalhadores. Como era do PL, e esse partido entrou no escândalo do "mensalão", ele arrumou as malas e mudou de sigla para o PRB.

            Estamos certos de que o exemplo deixado por esse homem tranquilo, apesar das doenças e internações de que foi vítima, deverá ser seguido se não pelos políticos que aí estão, mas pelos jovens que lerem a sua passagem nesta terra. Sim, porque pau que nasce ou vive torto jamais se endireitará.

            Não tinha medo da morte, sempre esboçava um sorriso de esperança, era um guerreiro e deixará muita saudade no seio da família brasileira.

 

Ansilgus

Interações/comentários....grato a todos:

 

29/03/2011 22:00 - Celêdian Assis.

Muito bela homenagem você presta aqui a este grande mineiro, que deve ter seu exemplo de vida estendido a todos nós mortais. José de Alencar é para mim um ícone da perseverança, da fé e da esperança, pela força que ele lutou pela vida e que não se entregou em momento algum. Eis ai um homem público, um dos poucos neste meio podre que é a política, a quem eu admiro. Em Minas ele sempre representou exemplo para muitos empresários, um menino pobre que às custas de seu trabalho construiu grandes empresas, além do que era conhecido aqui, como um homem extremamente generoso e caridoso. Fez uma ótima gestão frente ao SESI Minas (Serviço Social da Indústria) garantindo a muitos jovens, a formação necessária para acessarem o mercado de trabalho. Contudo, o que mais me chamou a atenção foi a forma resignada e a garra que enfrentou a doença que já vinha se arrastando a tanto tempo. Enfim, a sua excelente crônica é a afirmação de tudo que penso a respeito dele. Um grande abraço, meu amigo.

Para o texto: CRÔNICA Adeus, grande homem! (T2877993)

 

30/03/2011 15:02 - Deyse Felix, grande escritora:

Caro Amigo ANSILGUS. Não sou contra qualquer homenagem que seja feita. O homenageado tem sua parte para merecer. Mas, seria ele herói porque veio lutando desde 1990 contra a doença, ficou internado por 100 dias, e porque queria muito continuar vivendo?! Sendo atendido no Hospital Sírio Libanês???!!! E no momento em que precisasse sem nenhuma demora??!! HERÓI é o pobre brasileiro que fica meses entre conseguir senha, marcar consulta, seja pelo SUS ou mesmo por um plano de saúde, ficando sentado na sala de espera por horas e horas, até ser chamado para ser atendido, por vezes bem mal atendido, pois o profissional nem sequer olha na cara do paciente?! E quando o tal doutor lhe pede alguns exames e o coitado do brasileiro então fica todo esperançoso para conseguir dia e hora numa clínica onde poderá fazer seus exames, isto "SE" o plano de saúde autorizar que sejam feitos, e ainda terá que esperar pelo menos uma semana para ir buscar os resultados, para daí marcar novo horário para poder voltar ao médico?! Para então o médico lhe indicar os remédios naquela receita quase sempre ilegível e ter que desembolsar $$$ que até toma emprestado?! E quanto ao homenageado, será que saiu do bolso dele algum dinheiro por todos esses anos?! Ou será que o povo brasileiro foi quem pagou a conta?! HERÓI, SIM, é o Povo Brasileiro!


30/03/2011 23:20 - Tania Mara:

Não sou política, politiqueira, tão pouco acredito na bondade dos políticos... (Isso é uma coisa!) A outra é saber reconhecer que nem todos são iguais... Com certeza ele fez a parte que lhe coube até onde pode! Caro poeta Ansilgus gostei do que li aqui, a crônica, os comentários e interações... A sutileza do teu gesto... ADOREI!Pois é, parece bobagem, mas a gente pode transformar o humor de alguém com um simples gesto de carinho... ADEUS, GRANDE HOMEM é sem duvida uma linda homenagem... Com pedacinhos de cor que enfeitam a alma acalmam o coração. Por menores que sejam os resultados, por mais anônimos que sejam os sucessos? Os pequenos milagres precisam existir pra que a gente não esqueça nunca do milagre maior de estarmos vivos. Voltarei outras vezes, por hoje deixo um abraço e o desejo de lindos dias! Até mais

Para o texto: CRÔNICA Adeus, grande homem! (T2877993)

Jacó Filho, grato, amigo:

30/03/11 22:42 - Jacó Filho

 

! ____ ALMA GUERREIRA _____!!

 

Justas se fazem todas as homenagens,

Oriundas dos sábios, e das autoridades...

Serviu de exemplo perante a fatalidade...

És alma guerreira nas celestes, viagens...

 

Alencar tu és pilastras do templo divino,

Legadas ao Brasil, por  motivos maiores...

Entre tantos bravos e seus pormenores,

Ninguém aos teus pés passa de menino...

 

Calcaste tua vida exaltando o trabalho,

Amando-lhe plena e incondicionalmente...

Recebeste orações por ter sido valente,

 

Lutando até o fim por todos os atalhos...

 Um tributo que honra a toda tua gente,

Zênite da lisura, defendida bravamente...

 

Minha singela homenagem ao mestre José Alencar,

Que continue nas dimensões celestiais, dando seu

Exemplo de bravura... Que Deus o receba sob a

Mesma luz que o geriu nesta encarnação...

Jacó Filho

Publicado no Recanto das Letras em 30/03/2011

Código do texto: T2879896


30/03/2011 22:45 - Fábio Brandão:

Um grande homem sim, e que fez a sua parte para que vivêssemos em um país melhor e mais justo, já levantou também diversas vezes a questão de que gostaria muito que todo o povo brasileiro tivesse as oportunidades que ele teve de se tratar, mas uma nação justa não se constrói sozinho, e a injustiça, corrupção e bandalheira vêm de tempos bem mais distantes, um abraço e felicidades...

Para o texto: CRÔNICA - Adeus, grande homem! (T2877993)

30/03/2011 21:03 - Raquel Cinderela as Avessas:

Eu o admirei pela luta incansável pela vida e pela dignidade de dizer em claro e bom som que as taxas de juros praticadas no Brasil eram abusivas e vergonhosas. Além disso, sempre me pareceu um homem correto e de boa índole e por isso senti sua morte e na minha cidade era o assunto do dia. Não sei se um homem que teve a dignidade de querer ir mesmo doente a troca de mandado gostaria de ver os senhores deputados em casa mais sete dias, não que ele não mereça um luto de sete dias mais são os nobres deputados que se aproveitam de brechas como essa para continuarem a fazer o que mais sabem, ou seja, ficar em casa.

Para o texto: CRÔNICA Adeus, grande homem! (T2877993)

011 19:01 - SanCardoso:

Boa noite, Ansilgus! Voltei, para convidá-lo e tb os seus leitores a darem boas risadas, lendo a pagina de humor, que acabei de postar. - Como cidadã, tenho o dever, de estar a par, dos acontecimentos que ocorrem no nosso universo político. Saber sobre a trajetória, de cada um daqueles, que nos representam no comando do nosso país. A maioria do nosso povo, por comodismo ou ignorância preferem: "samba", "carnaval", "futebol", "cachaça" e "O BOLSA" no bolso. rss Realmente,é uma atitude cômoda e muito agradável.-DESEJO QUE O EX-PRESIDENTE SR. JOSÉ ALENCAR TENHA O SEU DESCANSO ETERNO NOS BRAÇOS DO PAI. PELO SEU CALVÁRIO, VIVENCIADO NOS 14 ANOS, DA SUA ENFERMIDADE. NADA PESSOAL!BFS - beijos ternos

Para o texto: CRÔNICA – Adeus, grande homem! (T2877993)


ansilgus
Enviado por ansilgus em 29/03/2011
Reeditado em 01/04/2011
Código do texto: T2877993
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.