Ler mais e melhor
Não sei o que acontece, só sei que é preocupante. Explico. É quase inacreditável, mas é constatável que a grande maioria dos jovens não conseguem ler sequer um capítulo de um livro. Param no meio do caminho. Abandonam a leitura sob as mais criativas desculpas: doem-me os olhos, não consigo me concentrar, não tenho paciência....
Blá, blá, blá; Isso me enoja, perdoem-me os não leitores. Mas não dá pra admitir que a cultura e os livros estejam ocupando o último ranking na vida dos jovens.
Às vezes, sou assaltada pelo desejo de ter nascido na época de ouro de nossa cultura. Época onde se formaram grandes escritores, época da ebulição da poesia no país, nossos jovens poetas que tinham a intensa preocupação social e mantinham uma profunda reflexão filosófica sobre a vida.
Hoje, a grande maioria dos jovens está preocupada com festas, consumismo, aparência e todo o tipo de futilidade, procurando preencher seus vazios com coisas fúteis e compráveis.
Raramente encontramos um adolescente que seja um apreciador de artes, que já tenha lido mais de dez livros.
A formação intelectual do povo determina o futuro de um país. Então, é ou não é preocupante?
Faz algum tempo já que andam acaloradas as discussões sobre os ebooks (livros digitais) que ameaçam os livros de carne e papel; a discussão é extensa, repleta de prós e contras, contudo, antes de discutir isso e aquilo é preciso ter consciência de que os leitores é que caminham para a extinção.
Não me venham com a balela de que com os livros digitais, com os livros grátis pela internet, o número de leitores irá aumentar. Isso é conversa, como diria minha avó, “pra boi dormir”.
Quem não gosta de ler, quem não consegue ficar com um livro na mãos por mais de um capítulo, pouco interessarão os ebooks, pouco interessará a gratuidade do acesso ou não. Em termos de gratuidade, hoje existem centenas de bibliotecas públicas espalhadas pelo Brasil a fora. Essa desculpa de que não há leitores porque os livros são caros, é mais uma daquelas conversas pra boi ...
Sem falar, que na minha opinião, opinião de leitora diga-se de passagem, não há nada mais aconchegante que um livro nas mãos. Inclusive, se a leitura já anda capenga com a praticidade do livro, imagina com o desconforto e a impessoalidade de uma leitura onde a página é uma tela de computador.
Coloquem um jovem na frente do computador para ler um ebook, em menos de um click ele estará perdendo horas no orkut, MSN, ...
Vamos ser realistas é preciso ler mais e melhor!
A leitura eleva-nos a um estado de maior consciência.
Meninas, lembrem-se de uma coisa, um velho e verdadeiro ditado. Sabem aquele garoto que senta na primeira carteira da escola, é aquele que usa óculos e é apelidado de nerd, esse rapaz é um bom partido. Provavelmente será um homem bem sucedido e muito mais interessante do que os meninos populares da escola, que não conseguem conjugar o verbo estudar.
Pessoas inteligentes tornam-se interessantes. Inteligência e cultura são coisas que todos nós podemos conquistar, não há uma pessoa sequer limitada para isso, basta querer!