Caipira?! Eu!? (Parte 1)

O Ser Caipira: um mundo rico em arte, linguagem e muito mais...!

"Vergonha do meu sotaque caipira? Jamais! Nunca tive em nenhum momento da vida, e, primo por honrá-lo onde eu estiver. A riqueza cultural que encontro no"Ser Caipira" é o meu maior orgulho. Engrandece a minha vida todo este mundo repleto de encantadoras vivências! Sou caipira e não nego!"

Ana Marly de Oliveira Jacobino

Onde tudo começou?

Caipira é uma denominação tipicamente do estado de São Paulo. Nascida da primeira miscigenação entre o branco e o índio. "Kaai 'pira" na língua indígena significa, o que vive afastado, ("Kaa"-mato ) ("Pir" corta mata ) e ("pira"- peixe). Também, o cateretê, no início que era uma dança religiosa indígena, em que os Índios batiam palmas, seguindo o ritmo da batida dos pés, deu origem a "catira". A catira passou a ser um costume de caboclos, que muito antes eram chamados de "cabolocos".

O falar do caipira piracicabano:

Óia: Olhar algo , veja , preste atenção. (Ex.: Óia só que coisa !)

Úia: Olhar coisa ou pessoa interessante , chamar atenção para algo especial . (Ex.: Úia que belezura !)

Deusolivre: Termo utilizado largamente um todo tipo de conversa , expressa afirmação negativa categórica. (Ex.: Deusolivre que eu vou no cemitério a noite !)

Gorfá:- Vomitar . (Ex.: Acho que bebi demais , vou Gorfá !)

Bocó: Pessoa lerda, bobo. (Ex: Cê é um bocó, todo mundo se aproveita do cê).

Mocorongo: A mesma coisa que bocó.

Quaiá o Bico: Dar muita risada . (Ex.: O pião tomou um Capote e eu Quaiei o bico !)

Disgracêra: Quando tudo/algo dá errado. (Ex: Aconteceu uma disgracêra comigo ontem, atropelei a fia dum traficante).

Vô chegando: Ao contrario do que parece é utilizado quando você vai embora , esta saindo (Ex.: Bom pessoal a festa tá boa , mas Vô chegando !! )

Reganhera: Estado letárgico que geralmente ocorre logo após o almoço , moleza , soneira.(Ex.: Comi tres pratos de feijoada e me deu uma Reganhera daquelas !!!)

Furdunço: Confusão , normalmente relacionada a festas (Ex.: Tava lá na festa e de repente começou uma briga...foi o maior Furdunço !)

Isgueio: Palavra utilizada para identificar uma ação que não ficou aprumada em linha reta. (Ex.: Ela foi estacionar o carro e ficou de isgueio .)

Fianco: A mesma coisa que Isgueio .

Bissurdo :- Absurdo , inaceitável , incrível . (Ex.: Essa coisa de seqüestro é um bissurdo !)

Fiótão :- Pessoa menos preparada , sem experiência , meio bobo . (Ex.: Olha lá a besteira que ele fez !Só podia ser Fiótão mesmo . )

Trupicar:- É o mesmo que tropeçar. (Ex.: Carlos trupicou e caiu de cara no chão!...)

Frutinha : Rapaz delicado que não demonstra sua masculinidade (Ex.: Olha só ! Andando desse jeito só pode ser Frutinha !)

Euem:- Não vai fazer , participar ou falar algo . (Ex.: Você foi no velório ontem ! - Euem tá loco)

Forfé :- Bagunça , agitação . (Ex.: Fui no baile e tava o maior Forfé!) (...)

CÂNDIDO, Antônio, Os parceiros do Rio Bonito, Editora José Olympio, São Paulo, 1957.

CHIACHIRI FILHO, José, Do Sertão do Rio Pardo a Vila Franca do Imperador, Franca, Ribeirão Gráfica, 1986.

MARCONI, Marina de Andrade, Linguagem na Região de Franca, UNESP, Franca, 1991.