BALANÇO DA SEMANA / «QUÃO BELAS SÃO AS SUAS TENDAS, Ó JACÓ…»

«Ma tôvu ohalêcha Iaacóv…»

«Quão belas são as suas tendas, ó Jacó, as suas habitações, ó Israel!

Como vales estendem-se, como jardins que margeiam rios,

como aloés plantados pelo Senhor, como cedros junto às águas.

(...) Sejam abençoados os que os abençoarem!»

(Números 24:5-6; 9)

Devemos agradecer a Deus sempre... por tudo!

A religião, no sentido de espiritualidade, tem seus mistérios e, para cada um deles, há uma sensata explicação.

Ao entrar na sinagoga messiânica, que habitualmente frequento, na manhã do passado sábado - o dia mais sagrado, de acordo com a Torá (Bíblia) – tive o privilégio de poder participar do Culto. Uma das primeiras canções a serem cantadas, em hebraico, diz assim: “Ma tovu ohalêcha Iaacóv…!”, isto é, “Quão belas são suas tendas, ó Jacó…!” Trata-se de uma maneira honrosa de se agradecer a Deus e aos antepassados, patriarcas, por podermos entrar nesse recinto sagrado, deixando claro que essa casa não nos pertence, é do Pai e é de todos, também. Na verdade a casa do Pai somos nós mesmos, e nós somos a casa do pai, pois Ele habita em nós.

O poder e a bondade de Deus sempre se manifestam nas nossas fraquezas e o desejo de mudança é a grande prova de amor a Deus, mas devemos estar dispostos a mudar. Como? Devemos parar; ouvir e mudar! E só haverá mudança quando formos capazes de reconhecer os nossos erros e fraquezas.

Assim como num jardim, onde sementes são plantadas na terra e recebem a chuva, o jardineiro cuidará para que crescam. Ele fará a poda e colocará terra nova para que continuem em crescimento, mas para as sementes que morrerem só restará uma coisa: serão arrancadas e jogadas fora. Quando recebemos a Palavra, somos alimentados, é como se viesse «O Jardineiro» e podasse nossos ramos secos ou danificados.

O homem é a existência, é dependente de tudo, depende das eras, depende das circunstâncias, é finito, sofre mutações constantes, e é limitado, demasiadamente limitado.

Deus é a própria essência. Ele é atemporal, independente, eterno, imutável, ilimitado e seu amor por nós é incondicional.

Devemos agradecer a Deus sempre... por tudo!

Você já agradeceu hoje a Deus ? Pelo dia de hoje, pelo dia de ontem, pela sua família, pelo ar que você respira, pela oração respondida, por você estar alegre, feliz... Caso sua resposta seja não, páre um minuto e agradeça-Lhe por tudo que Ele fez e faz na sua vida.

«Ma tôvu ohalêcha Iaacóv...»

«Quão belas são as suas tendas, ó Jacó…»

*** Dedico este texto ao amigo e ilustre poeta Jacó Filho a quem eu considero uma pessoa de muita Fé e de espírito elevado.

Parabéns, mestre, por esse lindo coração, temente a Deus, que, todos os dias através da sua poesia, mostra haver dentro de você!

Que Ele continue derramando infinitas bençãos na sua vida e na vida dos seus familiares. ***

(27/03/2011)

Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 27/03/2011
Reeditado em 28/03/2011
Código do texto: T2874147
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.