Um dia como os outros

Maria tivera um dia trabalhoso, limpando a casa, cuidando do jardim e cozinhando. Ela decidira preparar um jantar especial para o marido e o filho quando voltassem para casa. Eles voltariam tarde, pois o filho tinha treino de basquete em um clube muito longe de onde moravam e o pai, para que o filho não tivesse que pagar duas passagens de ônibus, iria buscá-lo para que retornassem juntos.

Depois de colocar a mesa, ela tomou um banho e pôs um vestido bonito, sentando no sofá, esperando-os com ansiedade.Ao ouvir que tinham chegado, ela foi abrir a porta. Paulo disse, aborrecido:

-Por que você não vem mais rápido, Maria? Estou carregando minha pasta e o pacote de compras do supermercado. Por que está usando esse vestido? Não vamos comer em um restaurante.

-Oh, eu...

-Não fique aí parada, mãe. Queremos entrar.

-Sim, desculpe.

Paulo e Davi reclamaram muito das chateações que haviam tido naquele dia:

-O trabalho no escritório me mata!

-Eu também tenho muito o que fazer, pai. Não é fácil ser o capitão do time de basquete. Mãe tem sorte. Não faz nada o dia inteiro.

Tentando não se zangar,Maria serviu o jantar. Davi falou:

-Eu não gosto dessa salada, mãe.

-Esta torta de frango está muito salgada, Maria. Paulo fez cara de desagrado.

-Oh, como vocês podem reclamar? Eu fiz o jantar com tanto cuidado! Estou tão cansada e vocês...

-Cansada do que, Maria? O que você faz? Você tem tão pouco para fazer e nem mesmo consegue preparar um jantar melhor.

-Vocês são egoístas! Eu limpo a casa, faço um jantar delicioso e ponho uma roupa bonita para agradar e vocês nem percebem! Se vocês não gostam dessa comida, não irão comê-la!

Furiosa, Maria pegou os pratos e travessas, foi à cozinha e colocou toda a comida na lata de lixo.

-Decidi que hoje não será mais um dia como os outros! Eu não aguentarei mais as palavras rudes de vocês dois!

Ela saiu da cozinha e se fechou no quarto, avisando:

-Quero ficar sozinha!

Paulo e Davi, surpresos, ficaram a olhar um para o outro.