CRÔNICA – Deu na Folha de São Paulo

 

CRÔNICA – Deu na Folha de São Paulo – Em 26.03.2011

 

Brasil vai colocar mais água na gasolina e importar álcool

 

            Começam a surgir os primeiros resultados positivos da visita de Mister Obama e família ao nosso país: O Brasil vai importar álcool de lá (à base do milho, portanto mais caro e já misturado com água); vai incorporá-lo a nossa gasolina e, por incrível que pareça, também estará importando cerca de 1,5 milhões de barris desse produto, dizem que para estoque estratégico.

            Ora, se até outro dia éramos auto-suficientes na produção desses dois bens não sei qual o desarranjo por que a PETROBRÁS está passando, a ponto de fazer essas importações assim às pressas. Já não haviam iniciado as explorações do óleo do fundo do mar, do Pré-sal, ou será que entramos em mais uma pulha por parte dos governantes, que ficam fazendo joguete com os pobres brasileiros.

            Não fica somente nisso não. Foi autorizado pelo órgão (in) competente, ANP (Agência Nacional do Petróleo), que controla os combustíveis o aumento de 0,4% para 1% de água ao etanol, que é o limite máximo admissível em termos internacionais.

            Com as dimensões que este nosso país dispõe em terras cultiváveis só se admite que o álcool tenha tantos aumentos seguidos por falta de uma política agroindustrial eficiente do governo, deixando de ser opção mais rendosa para os detentores de veículos movidos a esse combustível. Além do mais, com a elevação do nível de água a tendência é causar danos aos motores, em prejuízo do usuário, e quem ganhará no final são as empresas fabricantes de automóveis, oficinas e autopeças, pois a vida útil desses bens será reduzida com toda a certeza.

            Com toda essa problemática na produção e preços do álcool aqui em nosso território, a medida mais imediata seria a redução da produção de veículos “flex” por algum tempo, enquanto o governo incentivaria o cultivo de mais cana-de-açúcar, facilitando a que os produtores não fossem penalizados com juros altos, impostos e taxas insuportáveis, porquanto esses bens são próprios da segurança nacional. A nosso entender não deveriam pagar imposto algum. A cana tem um ciclo rápido entre o plantio e a produção, e então se retornaria à fabricação dos carros com dupla opção de acionamento.

            Outro grande benefício com a elevação dos níveis de produção de cana-de-açúcar (que tem a opção de ser transformada em açúcar e álcool, apenas para citar duas delas) seria a grande movimentação que geraria nos nossos campos agrícolas, com o aproveitamento de milhares de agricultores sem terras, que vivem na miséria ou mesmo a custa do famigerado “bolsa família”. Se bem que para os políticos esta última opção seja muito mais rentável.

            Há um princípio em economia que diz que quanto maior a produção maior a tendência de queda nos preços, e que quando maior a procura mais favorável à elevação dos valores dos bens, não necessariamente, claro. Dependerá se trata de produto de demanda (procura) elástica ou inelástica. No caso de combustível, trata-se de inelástica, pois os aumentos nos preços pouco influenciam no consumo, todavia isso é assunto muito técnico e não pretendemos aqui confundir os leitores.

            Não vou me alongar muito, eis que os me prestigiam são inteligentes o suficiente para entender que somos governados por gente de uma incapacidade a toda prova.

            É por essas e outras razões que tenho vergonha de ser brasileiro.

 

Ansilgus

 

Em revisão.

Interações/comentários:

 

27/03/2011 01:26 - Neusa Staut:

Concordo com tudo que vc escreveu. Importar álcool?? É o fim do mundo mesmo..... Também não entendo a vergonha que se passa no nosso país. Aqui no MS, tudo está virando canavial, usinas e mais usinas. As terras que antes eram tudo soja, agora é só cana... Produção de álcool... e cadê que abaixa o preço? Que nada... Quem comprou carro a álcool esperando pela baixa nos preços se ferrou do mesmo jeito... e o petróleo? Pra nós não adianta nada... Porque só vemos e sentimos nos bolsos todos os dias o aumento desenfreado dos combustíveis e se fosse só os combustíveis estavam bons, mas com o aumento deles, sobe o preço de tudo... nosso país tem tudo para ser o melhor do mundo em tudo...pena que os governantes não tem o que o país mais precisa......vergonha na cara!!! Um abraço

Para o texto: CRÔNICA – Deu na Folha de São Paulo (T2872870)

ansilgus
Enviado por ansilgus em 27/03/2011
Reeditado em 27/03/2011
Código do texto: T2872870
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.