QUEM DISSE QUE POLÍTICO NÃO CUMPRE O QUE PROMETE?

Sabemos que "todo o homem é um ser político", conforme se expressou um filósofo. Creio que ninguém tem alguma dúvida sobre a veracidade dessa afirmação. Uma vez que ela sintetiza claramente a necessidade que todo ser humano tem de viver em sociedade e por esse motivo concretiza as suas aspirações e objetivos. Apesar das celeumas, das intrigas do mundo hodierno, as pessoas vivem sempre lutando, batalhando por seus respectivos sonhos.

Tem um grande porém. Quando se trata do homem político partidário, isto é, aquela pessoa - homem ou mulher - que opta pela filiação de um partido político e se entrega a esse movimento de corpo e alma, pode se preparar que ouvirá muitos impropérios, xingamentos, calúnias, acusações, infelizmente, amiúde, com algum fundamento, em virtude do mar de lama que muitos deles se envolvem, gerando dúvidas quantas as suas atitudes e principalmente promessas mirabolantes jamais realizadas.

Tal tipo de acusação, porém, não tem nada de atual, pelo contrário, vem desde os primórdios da humanidade, infelizmente. Só que, como toda a regra há exceção, neste campo, não existe só aquele que quer "mamar nas tetas" do governo, sem se importar de exercer a sua função com dignidade, hombridade e competência. Por incrível que pareça ainda existem pessoas no meio político partidário que honram com a palavra ou uma promessa, por mais esdrúxula que possa parecer. Senão, vejamos um caso real que aconteceu há muitos anos no nordeste do Brasil. E transcrevo-o "a posteriori" e com muito orgulho e emoção.

Uma senhora, mãe de nove filhos e com o marido desempregado, vivendo praticamente de favores e da benevolência Divina, aproveitando a visita de um importante candidato a senador e estando o mesmo e comitiva hospedados na casa de uma comadre e vizinha, não pensou duas vezes. Não encontrando dificuldade para adentrar naquele recinto repleto de autoridades, encontrou um meio de trocar algumas palavras com o então candidato político. Foi lacônica e objetiva: pediu encarecidamente uma máquina de costura, no mesmo instante em que a dona da casa, sua comadre, ratificava a sua triste situação financeira. Muito sensibilizado com aquela história, imediatamente pediu ao assessor que fizesse algumas anotações referentes aquele pedido de ajuda e em seguida deu a palavra que iria cumprir aquela promessa.

Horas depois, como a cidade era pequena e qualquer assunto inusitado era motivo de comentários de todos os tipos, o pedido daquela senhora, mãe de família, começou a ser motivo de chacota e gozação até.

-"A senhora ainda acredita em político?"

-"Seria melhor pedir para o Papai Noel, dona Ana.

- "Quando ele sair daqui não vai nem se lembrar do que comeu ontem. Imagina a promessa de uma máquina de costura!...

E assim, sucessivamente. Mas ela entregava a Deus todo e qualquer tipo de deboche, perdoando em seguida aos seus autores. E fez muito bem. Porque Deus ouviu prontamente as suas preces feitas com muita fé. Os dias foram se passando e quando as pessoas invejosas já não debochavam mais daquela promessa, eis que ela se cumpriu. Pegou todos de surpresa, inclusive a autora do tal pedido da máquina de costura. Uma caminhonete estacionou certa tarde, em frente da casa da dona Ana. Sem perder tempo, os homens simplesmente deixaram uma grande caixa ali e foram embora. A dona da casa, neste exato momento, estava na orando na Igreja, como sempre fazia todo final de tarde. Ao ser comunicada que a encomenda havia chegado, ou seja, a máquina de costura, suas lágrimas cálidas inundaram o seu semblante já marcado pela idade e reforçou, incontinenti, o seu agradecimento a Deus e ao seu benfeitor, que faço questão de dizer: CLIDENOR DE FREITAS SANTOS.

Aquelas mesmas pessoas que antes duvidavam que aquela promessa fosse cumprida, quando viram aquela enorme caixa com a máquina novinha, ainda tiveram a ousadia de perguntar:

-"Dona Ana, a senhora não vai abrir a caixa pra gente apreciar a máquina de costura nova?"

- QUE MÁQUINA DE COSTURA NOVA? DENTRO DESSA CAIXA TEM É O PAPAI NOEL QUE VOCÊS FALARAM OU ESTAREI ENGANADA?

"NÃO DIGAS AO MUNDO O QUE ÉS CAPAZ; DEMONSTRE-O"

João Bosco de Andrade Araújo

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 26/03/2011
Código do texto: T2871632