E Se Fosse a Ultima Vez?

E se fosse a ultima vez que eu estivesse sentado nesta mesa lendo meus livros, recebendo telefonemas de pessoas queridas? Talvez eu procurasse absorver coisas agradáveis, leituras que me marcassem e me deixassem uma boa impressão para sempre. E o que eu diria às pessoas do outro lado da linha: o quanto foram importantes na minha vida, e como lamentaria em saber que não tornaria mais a ouvir suas vozes?

E se essa fosse a ultima vez que pudesse contemplar minha casa? Tocar suas paredes, com os meus pés descalços sentir seu chão frio, abrir as janelas e receber uma brisa leve na minha face; talvez eu fizesse tudo isso com maior vigor e entusiasmo no intuito de que tais impressões fixassem em minha alma e eu as levasse comigo;

E se fosse a ultima vez que eu me olhasse no espelho? Com certeza eu observaria cada traço do meu corpo, percorreria com minhas mãos parte a parte de toda matéria que o compõe. Eu sorriria pra mim mesmo, e olharia dentro dos meus olhos e pensaria comigo: como foi essencial cada célula que me constituiu. E até agradeceria a Deus, por ter permitido a minha alma habitar nestas carnes e assim desempenhar meu papel no mundo.

E se fosse a ultima vez que eu visse um alguém que gosto muito e que durante todos os anos da minha existência esteve comigo, o que eu faria? A dor da despedida colocaria em questão toda a nossa convivência e me faria enxergar o quanto somos nada sozinhos e o quanto esse outro ser me foi útil, agradeceria por tudo, falaria que a amo, e que a lembrança do que vivemos juntos seria eterna.

Tudo isso que mencionei, um dia acontecerá. Talvez essa seja a ultima vez que eu escrevo uma crônica, e pode também ser a ultima vez que você esteja lendo uma. A gente se depara a todo instante com pessoas, lugares, situações, coisas, sensações... E esquecemos, infelizmente, que a vida é breve e que temos como dever fazer cada momento valer a pena, torná-los dignos de memória, pelo fato de que, simplesmente nunca mais os teremos.

Thuca kércia
Enviado por Thuca kércia em 26/03/2011
Reeditado em 13/01/2012
Código do texto: T2871287