EU E MACAMBIRA

De mangue nada entendo. Fui levado pelo amigo macambira para pegar alguns caranguejos, e tamanha foi a minha surpreza, pois de pegar o tal do crustacio nunca fora o meu lado forte. Vejam só! Chegamos bem cedinho com a maré baixa, lama, lamaçal por toda dimensão, enquanto na solidão do tempo o vento soprava brisas leves que pare cia dizer que pescador esse macambira?Todo sem jeito não sabe andar em mangue muito menos localizar caranguejo no buraco. Pelo visto parecia que o vento sabia da minha incompetencia na arte de pegar esse danado bichinho que tanto se esconde do homem, na melhor maneira que puder. Daí o tempo ía passando a maré aos poucos vinha subindo quase sempre silenciosa enquanto dona reizinha e sua filha aninha, se misturava no meio de outras marisqueira cutucando os mariscos do outro lado do mangue que logo seria vendido ao bom preço em outro lugar. Macambira moço presunçoso, jamais desistia da sua persistência metia a mão no buraco sem medo de errar, afinal já era bem acostumado aquilo, já tinha uma boa técnica e um ótimo macete em arrancar,melhor dizer tirar crustácios de buracos por mais que ele fosse ao fundo.E por incrivel que pareça é bem engraçado conseguir trazer o valentão para a penela.

Foi muito essa experiência vivida por mim, porém digo que ainda não sinto-me corajoso em botar as mãos dentro de uma loca de caranguejo, de jeito algum, é preciso também ter coragem e saber como abarca-lo, com as mãos para não ser surprendido pela sua boca ou seja sua defesa, que de certa forma qualquer ser vivo tem.Pois bem: as horas se passaram e enquanto o amigo macambira enchia os cofos, eu tentava laça-los em forma de corda mas sem nenhum sucesso, pois quase sem jeito um tanto quanto matreirão, porém nauseabundo porém civilizado não acertava empunhar os laços ao redor dos caranguejos.

Moço atrapalhado sou eu em pescaria! Adoro vê um barco pesqueiro em atividade, aprecio pescadores pescando rede, com anzol só não acho viável pescaria com bomba por que além dizimar as espécie causa transtorno a natureza bem como causar risco a vidas humanas. É de suma importancia conviver com os manancias da natureza nela gera tudo que precisamos para sobreviver, porém a resalva dela também devemos cuidarmos para que possamos termos um ótimo retorno que concerteza ela nunca nos negou, nem jamais nos negará.

E dessa forma segue a mãe natureza e feliz de quem sabe aproveitá-la e usufruir de forma moderada buscando suprir suas necessidades longe de uma avassaladora ganância tendo uma verdadeira conscência que o mundo é completo e repleto de belas coisas apesar da existência de coisas más, mas há de convirmos que se faz necessário comtribuir com o bem para quem esse próprio bem seja cada vez mais multiplicado. E ao pisar no mangue naquela ardente manhã em que o sorridente para o mundo prateava as águas brandas maré, eu aprendia com o amigo macambira como tirar carangue da loca, amarrá-los, para serem vendidos e serem saboreados a um belo paladar de uma cervejinha gelada

JOSÉ ANTONIO S. CRUZ

Salvador-BA.06/02/2011

JOSÉ ANTONIO SILVA DA CRUZ
Enviado por JOSÉ ANTONIO SILVA DA CRUZ em 25/03/2011
Código do texto: T2869872
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.