Kadaffi e as Bombas

Série: Crônicas da Natureza

KADDAFI e as BOMBAS

*ghiaroni rios

O remédio que estamos usando na Líbia pode ser pior que o mal que se quer combater. Os aliados intensificam os bombardeios que pretendem cirúrgicos, mas destroem inestimáveis vidas e, de quebra, o meio ambiente.

Os Senhores das Armas abrem champanhe a comemorar novas vendas e sofisticam cada vez mais sua maneira de exterminar. Existe até a infame bomba capitalista, a de nêutrons, que mata pessoas e deixa intactos o patrimônio e bens materiais, além das armas químicas e biológicas, o arsenal é variado.

Embora o uso de armas de destruição em massa esteja descartado pelos “aliados” na Líbia, não custa lembrar que testes nucleares dos americanos no Atol de Bikini e dos franceses em Mururoa, na polinésia, após 50 anos, ainda deixam vestígios de contaminação radioativa na cadeia alimentar. Temo pelo Japão e suas novas gerações.

Grandemente contraditório, nossa humanidade, que enquanto engatinha nos esforços de conservação, como através dos licenciamentos ambientais, em saneamento básico, bilhões são gastos no desenvolvimento e comércio de armas incríveis.

A teoria do armar-se para a paz ficou caduca. O Brasil gastará bilhões na compra de novos jatos enquanto convivemos com mazelas primitivas como falta de saneamento básico e doenças como dengue. Onde as esperadas mudanças de paradigmas?

O que podemos ainda esperar e assistir? Genocídios combinados a ecocídios a continuar demonstrando a insensatez humana?

Que os ditadores, como Kaddafi, de esquerda ou direita, que apodrecem no poder concentrando riquezas em família, sejam até mesmo retirados do poder. Ao povo sobrará a terra desertificada e arrasada, as fontes secas e grande perda de biodiversidade e o começar de novo!

O autor é ambientalista/escritor

ghiaroni rios
Enviado por ghiaroni rios em 25/03/2011
Código do texto: T2869700
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.