MEU TEXTO MAIS LIDO, DESCOBRI PORQUE.



Estive olhando, nesse um ano e três meses que estou no Recanto, meu texto com maior número de leitura disparado sobre o segundo lugar, foi um tema bastante difícil: "Como lidar com a morte de um ente querido". Ele já foi lido por 1.489 pessoas, postei aqui no dia 18/03/2010. E descobri que muitos dos que o leram são de fora desse espaço. Entendi porque tenho tantos comentários de pessoas que não são do Recanto, é que, quando se coloca no Google esse tema, minha crônica aparece.

Confirmei o que já achava, o quanto as pessoas tem necessidade de ler e saber sobre esse difícil período que segue o da perda de um ser amado. Pois, meu segundo texto mais lido, é: "Terapia do Luto".
Ficamos muito fragilizados e sensíveis quando um familiar morre, e se antes não nos interessávamos muito em saber, se existe vida além da vida, ou nunca havíamos pensado que sofreríamos tanto. Com a perda, essas perguntas começam a ganhar volume e os sentimentos de tristeza, dor e saudade, passam a fazer parte do nosso dia a dia.

Pensar que não veremos mais aquela pessoa especial ao nosso coração, é dor das mais profundas que o ser humano pode sentir.
E verdadeiramente só sabemos na hora que perdemos.
Trabalho voluntáriamente, fazendo palestras e seminários sobre a perda de entes queridos e sobre o luto. Focando sempre na necessidade de se viver o luto na medida certa, pois cada um tem o seu tempo, variando muito de pessoa a pessoa, já que tudo vai depender do grau de ligação que se tinha com quem partiu.

Observo sempre em meu contato com as pessoas, quando faço paletras, a dificuldade de superar a dor da perda. Eu mesma sou um exemplo vivo disso, sei o que é a tristeza de um coração enlutado, não de estudar somente, mas de vivê-lo na própria pele.
Hoje, a ciência médica diz que a Depressão se instala facilmente em uma pessoa predisposta a tê-la e que vive um momento de luto.

Portanto entender o que se passa com a gente nesse período e tentar expressar e não esconder a dor que vai na nossa alma, é necessário, para não tornar esse luto crônico, e que nos acompanhará para o resto de nossas vidas.


Lenapena
Enviado por Lenapena em 25/03/2011
Reeditado em 13/11/2011
Código do texto: T2869648