MINHA VIDA DE ESTUDANTE FOI SACRIFICADA.

Minha vida de estudante foi bem sacrificada

Comecei o primeiro colegial clássico numa escola que ficava em Santo Amaro, o colégio estadual Professor Alberto Conte, próximo do Largo Treze de Maio. Eu morava à Rua Santa Cruz, na vila Mariana, trabalhava no Hospital São Paulo das sete horas da manhã às dezesseis horas da tarde. Estudava à noite. Eu tomava o ônibus Socorro, não havia metrô. Não consegui estudar no Brasílio Machado, escola mais próxima a minha casa, pois havia terminado o ginásio em uma escola particular, e a vaga era só para aluno que terminou o ginásio em escola do Estado. Foi muito bom estudar no Colégio Alberto Conte, tive bons professores e conheci uma colega que é minha amiga até hoje. Quando terminei o primeiro ano clássico, consegui me matricular no Brasilio Machado, onde terminei o curso clássico. Após terminar curso clássico fiz um cursinho para fazer vestibular. Fiz o curso que sempre sonhei: Letras na USP.

Não foi fácil terminar o curso, pois sempre trabalhei e ainda tive duas filhas enquanto estudava. Hoje sei que valeu a pena fazer tanto sacrifício para estudar. Durante os anos que estudei tinha desejo de ler muitos livros, mas só consegui após terminar o curso. Fiz o curso de Letras apenas para interpretar melhor minhas leituras de romances, mas acabei sendo professora na rede estadual durante vinte anos e lecionar foi para mim um prazer e fiz muitas amizades.