COMUNICAÇÃO É TUDO

Esta estória pode ter acontecido há muito tempo atrás, e bem longe daqui.

Samara e Samir eram engenheiros civis, e formavam um casal de classe média com sonhos de ser da alta. Para ela, a aparência que abriria as portas do seu projeto de vida. Para ele, menos vaidoso, dizia que dinheiro era tudo.

Naquele país a economia não andava bem das pernas. Fato que punha o casal a viver com a imagem e situação financeira num sobe e desce, feito montanha russa. Certo dia, Samara acorda com uma idéia. Sem perda de tempo, com jeitinho de mulher, deixa Samir empolgado com seus planos:

- Samir, vamos procurar emprego em outro país. Você sabe que profeta não tem valor na sua própria casa. Ouvi dizer que no Sumão estão contratando engenheiros para construção de muitos prédios.

Apressados, enviaram seus currículos às construtoras do país vizinho. Fizeram um curso intensivo para aprender o sumês, língua daquele jovem país. Não demorou muito para que o casal recebesse o convite para a primeira entrevista.

A conversa com o entrevistador caminhava bem. Para finalizar, o entrevistador apresenta os valores da empresa. Entre eles, fez questão de destacar a comunicação, pois acreditavam que da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, o sucesso ou o fracasso. Por isso, um dos grandes desafios na empresa era comunicar-se bem.

Samara e Samir, sem muito se importarem com o que ouviam, acenaram a cabeça concordando. Para reforçar, Samara completa o gesto com a frase:

- Sim, concordamos. Aliás, sempre valorizamos a comunicação em nossos projetos.

- Que ótimo - diz o entrevistador, emendando em seguida a pergunta:

- Para encerrarmos, qual o último projeto que vocês estiveram entre os responsáveis?

Samara, deixando ver os dentes clareados, responde:

- Deveria ser o maior edifício da Terra. Pena que não chegou a ser inaugurado!

- Hummm...pena mesmo! E qual o nome desse edifício? – com ares de lamento, pergunta o entrevistador.

- Babel...Torre de Babel, para ser mais preciso – responde Samir, quase engolindo as palavras.