POR QUE SE ESCREVE NA INTERNET?

É preciso parar e pensar; escrevo aqui por quê? Se interrogar objetivamente. Tenho visto muitos textos que abordam esse tema, saber escrever ou buscar saber escrever.Ninguém vira escritor do dia para a noite. Comunicar-se é outra coisa, livre e lúdica.

Ninguém sem formação adequada será escritor, e muitos com formação também não o são. Se esse é o objetivo ficcional que passa pela mente, é preciso avaliar. Conheço pessoas que se alfabetizaram com dezessete anos e são cientistas da língua e poliglotas. Tinham o dom. Outras que nada da língua sabiam formalmente e tinham talento e se tornaram escritores, poetas, contistas, romancistas. Mas eram vinculados à leitura, sempre foram.

Outros sem formação ritualística-institucional, mas fortemente vinculadas ao ato de ler por toda a vida, e já idosos, se tornaram célebres escritores, dou como exemplo Cora Coralina. Escritor é dom e disciplina, entregue ao estudo e à leitura, a esta ao menos, por toda a vida, sujeitando seus textos à revisão se desconhece em amplitude seus cânones, para apurar o instrumento de escrever, a língua, estabelecendo o vernáculo acolhido onde as externações devem ser escorreitas.

Poucas pessoas conhecem sintaxe, pontuação é um enígma, acentuação atualizada um labirinto. Por exemplo, poucos sabem ou sabiam, até professores de português, o que seja trema, que acabou. O que é o trema? Trema, diérese ou ápices não é acento, como muitos, até professores de português pensavam. Trema é um diacrítico, do grego, que implica em distinguir, “que distingue”. Se sobrepunha a certas vogais para indicar pronúncia separada da vogal precedente. Foi abolido em Portugal em primeiro de janeiro de 1946; data tempo, pois.

Pela convenção, nova lusofonia, ele se extingue para nós, porém a pronúncia continua como antes. Ninguém vai falar linguiça com o som só do “ï” , mas lingüiça, com flexão tônica do “u”, embora suma o diacrítico. É a tonicidade que comanda.

É preciso que se compreenda que este espaço não forma escritores, mas primeiro o dom, aliado ao estudo e à formação em letras ou outras atividades onde escrever seja fundamental. Isto não inibe o grande veículo de comunicação que é a internet em suas trocas humanas e no derrame de ideias que movimentam a humanidade até a grande rapidez do alcance das falas escritas como aconteceram as aproximações em rádios PX e PY em oralidade em épocas recentes.

Os preocupados com suas produções, para que estejam minimamente conformes, busquem estudar a língua, o que é sempre bom, os que assim não pensam continuem sua comunicação, o que não colabora muito com a educação da língua, pois alguns resolveram,inclusive, surrealisticamente, abolirem, não se sabe com qual autoridade, toda a acentuação, graves, agudos, circunflexos e até a cedilha, quando lendo-se um período onde não se extrai do texto o sentido, porção quantidade, vira porcao, um suíno, mesmo sem til.... Acho que é preciso um pouco mais de respeito à lingua.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 24/03/2011
Reeditado em 29/03/2011
Código do texto: T2868332
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.