ONDE ESTÁ A VASSOSURA?(Lei da Ficha Limpa – Cadê o Brasil passado a limpo?)

PARE O PLANETA QUE EU QUERO DESAPEAR!

Pensei que o início do, Brasil passado a limpo já estivesse em curso. Talvez tenha pensado errado! E de fato pensei errado! Basta buscarmos os nomes de pessoas e políticos envolvidos nas mais recentes ondas de corrupção e corrupções confirmadas; buscarmos as listas de punições para que efetuemos a confrontação de ambas , indubitavelmente, constataremos um triste resultado, resultado esse que mostrará o verdadeiro resultado de uma triste realidade em nossos anais de ética e justiça: As listas de corrupções serão infinitamente maiores do que a lista de punições. O nosso sistema penal atual, sempre nos conduzirá para a direção da impunidade, paraíso dos homens que não estão nem aí para a questão da ética. É claro que, segundo um grande professor de ética e filosofia, cada ética depende do ponto de vista cultural de um povo. O que às vezes é antiético para mim, faz parte da ética de outrem. Por exemplo: Há povos que, para mostrarem a sua grande hospitalidade de anfitrião, o dono da casa oferece a sua esposa para o visitante como uma prova de seja bem vindo à minha casa. O visitante, que por sua vez recusar a aceitar a oferta, estará dando a resposta exata de que não gostou da hospitalidade oferecida.Isto posto, quero afirmar que, para os corruptos e corruptores e malfeitores em geral, quem está fora da ética deles somos nós ou seja: Os honestos são éticos para os honestos mas, para os desonestos, estão fora da ética,notadamente a ética deles;E o mesmo vale para a assertiva inversa.Do tipo: Em País democrático, o comunista é o subversivo; No País comunista, o democrático é o subversivo. E assim sucessivamente. Vale para as religiões e para o modo de pensar de cada um.O meu modo é o correto e o do outro é o errado.

Tudo o que foi narrado acima é para meramente mencionar a minha indignação quanto à questão da Ficha Limpa, onde o STF, através do voto do recente empossado Ministro Luiz Fux, determinou que só valerá a partir das eleições de 2012, ou seja: Quem praticou delitos até o dia de hoje e teve suficiência de votos para eleição, poderá tomar posse e seguir corretamente a sua carreira política podendo, com isto, se redimir ou continuar a praticar atos ilícitos. A equidade e a jurisprudência são instrumentos fundamentais para a justiça em qualquer esfera. Um ex- ministro do Supremo Tribunal Federal em uma entrevista no Roda Viva da TV.Cultura, respondendo a uma pergunta formulada sobre a cassação do Fernando Collor com relação a ser condenado e depois absolvido pelo STF respondeu: O STF tem dois caminhos a tomar. O da política quando o momento é político para acalmar os ânimos e, depois de tudo serenado se faz a Justiça. Com base nisto, o Luiz Fux poderia passar para a história deste País, que precisa ser passado a limpo, como o Ministro que mudou os caminhos da ética na política na questão da ficha limpa; mas ele preferiu analisar o caso na esfera fria da Lei, puramente e simplesmente, deixando de lado a questão política, abrindo brechas para que mais corruptos se sintam sob a égide da impunidade.

Como questionou o recantista, Dimas Rocha com grande propriedade" - Quem é o responsável por isso? Nós eleitores, que não temos "ficha limpa" na hora de votar e escolhemos Malufs, Sarneys e assemelhados." e complemento ao que disse o Dimas : Não temos ainda a pureza cultural política,e nem a limpeza no nosso processo de escolha para elegermos pessoas melhores. Precisamos de uma boa dose de detergente e águas na nossa cultura política no nosso exercício da cidadania e fazermos o mesmo com os políticos poluídos pela corrupção e pelo poder.

- Pare o Planeta que eu quero desapear!

Como diria a frase em latim: LUX IN TENEBRIS EST – FUX IN TENEBRIS EST.

É o que há.

Luxfé