LEVANDO A NOBREZA JUNTO COM A MORTE

Antigas linhagens só se prevalecem dos tempos de glória, passados de geração em geração em formas de heranças e títulos, tornando homens de carne e osso em seres divinos. Quando a soberba predomina sobre a humildade, os tesouros se tornam impuros e covardes, e mesmo assim são valiosos, pois o homem é por natureza levado ao pecado da luxúria inconscientemente e sem nenhuma ética, por que nada disso importa!

Toda riqueza merecida é louvável, mais a tirania é desprezível, tendo em vista que é muito fácil se prevalecer do poder para vencer objetivos e conquistar vitórias sem nenhum sentido, pois o caminho que leva a salvação é estreito, e por isso quando é chegada a hora de esperar no porto do rio onde acontece o julgamento, linhagem alguma se considera preparada para fazer a travessia, tanto na barca que leva ao paraíso, e principalmente na barca que leva ao inferno.

O caminho que leva a perdição é largo, dificilmente é esquecido ou deixado de lado, é tão maravilhoso que anula qualquer senso crítico ou moral, nesse caminho as dificuldades do seu semelhante são imperceptíveis, e o amor ao próximo não existe, o culto a sua própria nobreza é que prevalece único e exclusivamente.

Quando a barca comandada pelo anjo deixa o porto, ela quase sempre sai vazia, pois é estreita demais e poucos conseguem embarcar, mais a barca que leva ao inferno, que é comandada pelo próprio diabo e seu ajudante tem espaço suficiente para qualquer um, há inclusive um espaço reservado para toda a tirania e soberba que se deseja levar, pois são as únicas coisas que poderão acompanhar o viajante.

A arrogância do homem pesa muito em sua morte, é preciso aceitar a travessia junto com o diabo, pois o anjo não permitirá sua entrada na barca do paraíso, o espaço está reservado somente para a bondade e humildade que cada um carregou durante a vida, não é preciso dizer que cada um colhe o que planta, isso não quer dizer nada quando ainda estamos vivos, mais quando é chegada à hora de esperar no porto, as opções são muito simples, céu e inferno, e cada ser humano compra sua passagem ainda em vida, e quem não fizer a travessia vai ser condenado a viver no mundo dos mortos.

A nobreza é uma virtude, homens emancipados de orgulho vivem como lordes por toda a vida, bebem do melhor vinho, comem do melhor cardápio, vestem-se dos melhores panos e vivem conforme suas vontades. A humildade também é uma virtude, homens emaranhados de impropérios e inverdades lutam de todas as formas contra a escassez de amor ao próximo, dividem seu vinho, seu pão, e doam suas vestes. Então vemos na humildade o verdadeiro significado da nobreza.

“Inspirado no poema ‘‘ Auto da barca do inferno” de Gil Vicente.

Sid Sheldowt
Enviado por Sid Sheldowt em 22/03/2011
Código do texto: T2864573
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.