ILUMINAÇÃO ZEN.

Preocupado com seus estudos Zen, conforme tradição budista, e com dificuldades de compreender seus princípios em toda sua extensão, um discípulo perguntou ao mestre : estudo faz tempo o Zen mestre, e não o compreendo, tenha a grande bondade de me passar um pouco de luz.

Disse o mestre: nada existe de truque ou magia para estudar e entender o Zen, é suficiente você se libertar do nascimento e da morte.

Indagou o discípulo: De que forma? O que faço?

Respondeu o mestre: “O pensamento que atravessa sua mente, é nascimento e morte”.

Assim o discípulo se iluminou.

-------------------------------------------------------------------

É preciso para atingir a iluminação trazida pela neutralização do pensamento, fixar-se na respiração, unicamente, em nada mais, repelir nesses momentos a chegada de outros pensamentos, para mergulhar no vazio de paz onde se reeduca a atenção e se visibiliza o “satori”, onde não há sofrimento, doença e morte. Isto é estar acordado, reeducada a atenção.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 20/03/2011
Código do texto: T2859441
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.