DE BENTO RIBEIRO PARA O MUNDO

DE BENTO RIBEIRO PARA O MUNDO

O mais constrangedor e emocionante na despedida de Ronaldo, foi a expressão triste e sofrida de um menino tímido de 32 anos, que vê chegar ao fim o seu admirável e lúdico romance com a bola. A sensação que fica, é que o sucesso imensurável carreou, intempestivamente, para a vida ordeira e pacata de Ronaldo, um turbilhão de acontecimentos ainda inadministráveis para um jovem bom e do bem. Quando digo do bem, é porque o vejo desprovido de maldade, revolta, malícia e malandragem. Basta olhá-lo com atenção, ouvir sua voz mansa e pausada, o seu tom monossilábico, para sentir a sua boa índole. Inegável que o sucesso financeiro lhe proporcionou conhecer países, adquirir coisas maravilhosas, realizar sonhos, mas também lhe trouxe muitas amarguras e constrangimentos. Os sonhos de um jovem suburbano, de origem humilde, são bem diferentes do jovem de berço. Enquanto aquele quer ser conhecido e famoso como jogador de futebol, circunscrevendo o seu sonho à sua galera, à sua terra, ao seu país; este quer ser conhecido e famoso além-pátria, pois rico já o é. Para aquele, nada mais gratificante de que ter o seu nome gritado no Maraca, ver sua foto estampada nos jornais, ser reconhecido nas ruas, paparicado pelas lindas mulheres; para este o que importa são as festas e eventos nababescos, cassinos, iates, limousines, ferraris, negócios. Talvez tão desastroso quanto o declínio, o fracasso, a perda moral e financeira, que muitas vezes levam à morte, seja compatibilizar a ascenção repentina e desenfreda, que leva de roldão o jovem desestruturado para adentrar o mundo fantasioso dos famosos, frequentar altas rodas, adquirir novos costumes, ser sugado pela mídia, cometer gafes, tornar-se íntimo de artistas, políticos e autoridades internacionais, começar a beber para não ser rotulado de careta, protagonizar escândalos, ser controlado sobre tudo, passar a viver a vida que lhe é imposta pelos outros, alterar seus valores e superdimensionar o nada. Ronaldo, você agora detém as rédeas do seu destino e, assim como Pelé, o trilhará com maior brilho, segurança e mais sabedoria para superar os eventuais obstáculos. Agradeço a Deus por ser seu contemporâneo.

Murillo da Villa
Enviado por Murillo da Villa em 18/03/2011
Código do texto: T2856419