ENCONTRAR A SI MESMO.

Um homem sequioso de encontrar-se através da meditação procurou um grande mestre cuja iluminação fez escola.

Perguntou o interessado ao mestre: o que faço para conseguir meditar com proveito? Já estudei todos os livros pertinentes e sei que é muito difícil e muito técnico. O que faço?

Então você quer aprender meditação, quer meditar, reeducar a atenção? Sim mestre é isso que desejo profundamente, chegar ao vazio onde se diz não mais haver doença, sofrimento e morte.

Mas o senhor estudou sobre meditação? Perguntou o mestre ironicamente, obtendo a resposta positiva do interessado, afirmando ter feito o melhor possível.

Acrescentou que se dedicou com esmero ao objetivo. Nada conseguia, porém.

O mestre ficou em silêncio alguns minutos depois que cessou o forte falatório do interessado contando suas tentativas e os meios exercitado para meditar.

Disse então para que a pessoa fizesse o que iria determinar bem certinho, corretamente. E deu o caminho a seguir.Falou então: vá para casa e não pense de forma alguma em macacos.

Disse o homem surpreso ao mestre: mas é só isso, não pensar em macacos, nada sobre isso tinha lido em qualquer livro de meditação.

É só isso, “se você for capaz”, deixou claro o venerável mestre.

Acho que isso é simples, disse o homem.

Então estamos acertados. Volte amanhã, falou o mestre se despedindo.

Algum tempo depois, horas passadas, bateu de novo em sua porta o interessado. Você novamente! Disse o mestre.

Mestre, depois que o senhor falou para eu só não pensar em macacos eu só penso em macacos, vejo macacos em todos os cantos.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 18/03/2011
Código do texto: T2855302
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.