QUE GOSTO TEM MELECA DO NARIZ?

Alguém deve estar se perguntando: isso é assunto para uma crônica? Pois eu acho um assunto muito sério, porque se trata de boa ou má educação, para não falar que é uma tremenda falta de respeito para com os que assistem esse show de intimidade explícita.

Quem é que nunca teve o "prazer" de ver alguém limpando a meleca do nariz na roupa, na parede ou debaixo da mesa? Outros ainda brincam com a mesma, fazendo uma bolinha e jogando sei lá onde. Sem falar naqueles que, após explorarem as narinas, colocam a mucosa nasal direto na boca! Dizem que isso se chama mucofagia, embora, para mim, tenha outro nome... Na rua, olhe para os carros parados na sinaleira e, tenho certeza, verás pelo menos um motorista tirando uma meleca! E nem se dá conta, ou não se importa, que os outros estejam olhando...

Um caso famoso foi o do técnico alemão Joachim Löw, comendo a meleca do nariz durante o jogo da Alemanha x Inglaterra na copa do mundo de 2010 , frente às câmeras, para o mundo inteiro ver... E eu que achava ele charmoso! Depois dessa, eca!

Tá certo que, um dia ou outro, todos nós metemos o dedão no nariz... Limpar o muco que se cria nas narinas é necessário e higiênico. Mas podemos fazer isso com um cotonete ou lenço que nem precisa ser lavado, já que existem os de papel descartável. Esse ato é algo natural do ser humano e vejam o que dizem alguns pesquisadores: mesmo comer a meleca não é de todo mal, ela pode dar uma ajuda nutricional e melhorar nosso sistema imunológico. Se alguém aguenta o nojo, boa sorte…

Meu Deus, onde vamos parar? Eu não comeria isso nem que fizesse bem à saúde! Não sou louca!

Para o médico austríaco Friedrich Bischinger, pneumologista, ingerir a cacaca nasal é um ato saudável. Segundo Bischinger, o fato de enfiar o dedo no nariz e comer o muco "reforça o sistema imunológico. O nariz funciona como um filtro onde se concentram as bactérias que, com o ar, tentam entrar em nossos pulmões. Quando comemos o muco, isto funciona como uma espécie de vacina". Pesquisadores britânicos e estadunidenses já afirmarem que enfiar o dedo no nariz é uma atividade estimuladora de uma parte do cérebro, e dizem que os pais deveriam incentivar os filhos a fazê-lo.

O problema, segundo os cientistas, é que esse hábito pode criar dependência. Assim, como qualquer droga, o viciado só se acalmaria manuseando a dita cuja. A pessoa pode se tornar um inveterado consumidor e chegar ao ponto de guardar pedacinhos da meleca em uma bolinha e colecioná-los. Eu, heim?

Giustina
Enviado por Giustina em 17/03/2011
Reeditado em 01/03/2014
Código do texto: T2854652
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.