Ainda estudando

Rio,17/03/11

Dona Janice foi entrando na sala de aula assim que o sinal bateu. Os alunos conversavam em voz alta:

_ Aqui mané, o framengo num vai cuntratar o Adriano pocadiquê o chefia, num que ele por lá. _ Dizia Zecafaró para Nequinha.

_ Quem que pode garantir. Essa gente visa dinheiro e pra eles num tem tempo quente.

Aninha era a aluna mais aplicada do colégio todo, Horrorizada com tamanho disparate do modo de falar de ambos se meteu no assunto:

_ Não se diz num, Se fala não. E depois não se diz framengo e sim Flamengo e em terceirro lugar; pocadique não existe se fala por que separado, no caso de uma indagação.

_ Quem foi que chamou a ticha na conversa?

Gargalhada geral diante da expressão apavorada de Aninha:

_ Isso que voce está se referindo. Por um acaso quer dizer o que estou pensando?

Manela entrou no assunto:

_ Num tá vendo que ele tá se referindo a tal... _ Pensativa: _ De professora em ingles.

_ Ai Manela mandou bem. _ Gritou Beto lá de trás: _ Teatcher.

Todos riram. Dona janice interrompeu a conversa fiada escrevendo uma palavra no quadro negro.

_ Viu isso professora. _ Continuou Aninha: _ Estamos na oitava série e ainda encontramos pessoas que falam a nossa língua muito mal. Não entendo como passaram esses dois ai.

_ O Zecafaró postou de terrorismo para cima dos Teatcher_ Há... Há... Há... Há! _ Caçou Beto.

_ Pelo menos cheguei até aqui o que é meio caminho andado.

_ Meio caminho disperdiçado você que dizer. Iso prova que o ensino do nosso país, vai de mal a pior.

_ Que menina chata você é heim. Já pensou se todo mundo saisse por aí, falando aquelas sandices do dicionário?

_ Eu ia prefirir nascer mudo. _ Disse Nequinha.

_ Olha pra cá, gente! _Ordenou a professora: A Aninha está coberta de razão. Infelizmente o Governo trata o ensino do nosso país com nuito descaso. Mas, não devemos por conta disso zombar do semelhante porque ele se expressa de forma errada, ouviu Alberto;

_ Que isso teacher! Eu só estava curtindo com eles.

_ Por isso mesmo. É assim que começa a violência. Por isso, trouxe um tema para discutimos na aula de hoje. O que está escrito aqui?

_ Terremoto_ Disseram todos.

_ Alguem sabe me dizer o que significa isso.

_ Ai, ticha! _ A professora franziu a sobrancelha meio encabulada e contendo o riso: _ Lá no Morro dos Macacos. As lavadeiras me contaram que nos tempos primordios, que eu não era nascido. Tinha uma dona na televisão que era conhecida com esse nome aí.

_ Há,,, Há... Há... Há!

Olhar incompreensívo da professora. Minutos depois, após reascender a memória olhando para o quadro negro, disse:

_ Ah sim voce se referiu a chacrete do Chacrinha, Fernanda Terremoto.

_ Caraca Zeca, do fundo do baú!_ Exclamou Nequinha.

_ Por isso, os tempos primordios, sacou?

_ Voltando ao assunto. _ Apontou o giz no quadro:

_ Um sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. _ Explicou Aninha ...

_Fenômeno natural no qual placas tectônicas se movem provocando forte tremor na superfície._ Disse Manela

_ Vibração ou tremor da crosta terrestre. Pode ser registrado por meio de aparelhos denominados sismógrafos. Quando a vibração é relativamente intensa, faz-se perceptível diretamente pelos sentidos. As vibrações fracas, apenas registráveis com instrumentos sensíveis, denominam-se microssismos. _ Explicava Beto.

_ Parabéns! _ Foi a vez de dona Janice mostrar sua gratidão:

Apesar do sentido da brincadeira quero ressaltar que vocês foram brilhantes nas respostas. para a proxima aula quero um trabalho sobre essa catástrofe que abala vários países. Alquem sabe dizer quais são as cidades mais atingidas por essa abalo símico? Zeca. _ Chamou-lhe atenção mandando-lhe um pedaço de giz:

_ Tóquio, Califórnia e Haiti.

Muito bem.

O sinal tocou e Zeca levantou apressado.

_ Ainda bem, no tempo certo de evitar aliberação dos meus gases metano.

Todos riram até a professora ouvindo somente ele tagarelar no corredor.

Dayanne

Dyanne
Enviado por Dyanne em 17/03/2011
Código do texto: T2854287