UM ENSINAMENTO PRECIOSO

Sentado no banco de espera na estação de trens, meditava nas dificuldades do momento.

Ao longo da vida aprendi que nas horas difíceis precisamos nos auto motivar, injetar ânimo em nós mesmos para enfrentar os problemas, superar vicissitudes, vencer dificuldades.

Todavia com todo o meu esforço em me auto incentivar usando todo o conhecimento adquirido, não conseguia vencer o abatimento que me envolveu, a dificuldade parecia insuperável.

Supliquei o auxilio da Divina Providência; imediatamente meu subconsciente entrou em ação, acessou meu banco de memórias, me trouxe a lembrança de precioso ensinamento que recebi de um grande executivo.

Faz alguns anos, trabalhava numa grande empresa na função de representante de vendas.

Numa tarde cheguei à empresa um pouco abatido devido a disputa da concorrencia e as dificuldades em formar nova clientela.

O meu gerente, homem habituado a comandar e treinar equipes de vendas.

Percebeu meu desânimo, se aproximou, não usou as palavras tradicionais de incentivo que normalmente os comandantes de equipe de vendedores utilizam.

Ao me mostrar alguns papeis da empresa sorrindo me disse:

_ No verso desta folha tem um texto interessante de autoria desconhecida que acredito lhe será muito útil. -

Deixando todas as suas obrigações de lado, alegremente leu para mim o texto.

Ele leu:

“Um cachorrinho se perdeu na floresta. De repente veio uma onça em sua direção.

Tremeu de medo, mas manteve a calma, percebeu que seria inútil correr, não havia como fugir.

Abaixou-se e fingiu estar comendo uma carcaça de animal que estava no chão.

A onça surpresa porque ele não correu, perguntou:

_ Cachorrinho, o que é que você está comendo? -

Ele tranquilamente respondeu:

_Estou comendo os restos de uma onça que matei ontem. –

A onça assustada questionou: _ Você matou uma onça?

Ele fingindo estar saboreando gostosamente a carcaça respondeu:

_ Sim adoro carne de onças. -

A fera apavorada foi embora.

Um macaco que do alto das árvores assistia a tudo,

Correu e foi contar para a onça o sucedido.

Ela indignada vociferou: _ Ah.. Cachorro safado, tentando me enganar...

Macaco sobe nas minhas costas vamos voltar ...

Agora ele vai se ver comigo... –

O cachorrinho mal respirou aliviado, viu a onça correndo em sua direção com o macaco montado nela.

Tremeu, mas manteve a calma, foi na direção deles e gritou bem alto:

_ Macaco, palerma e preguiçoso, porque demorou tanto para buscar outra onça, para eu comer? -

A fera apavorada fugiu do cachorrinho.

Ri bastante.

O gerente sorrindo me disse:

_ Sempre encontraremos dificuldades no nosso caminho.

Podemos encontrar também alguém disposto a nos prejudicar

O importante é manter a coragem e disposição para enfrentar as dificuldades.

Com trabalho e confiança superamos os obstáculos. –

As palavras do meu chefe em vendas, a historia do cachorrinho astuto, foram bem mais valiosas que centenas de ensinamentos sobre vendas.

Me encheram de ânimo.

O ensinamento precioso foi fundamental para o meu sucesso naquela época.

Agora, despertou otimismo, vi que a dificuldade atual é pequena e fácil de superar.

A chegada do trem dispersou minhas lembranças.

Então em agradecimento enderecei ao Pai Celeste uma prece, lhe pedindo para abençoar o grande executivo, pelo precioso ensinamento ofertado.