Meu pézinho de feijão.
Eu estava no primário,e tinha chegado aquele momento mágico do qual as crianças vivenciam, que é de plantar a sementinha de feijão.O professor avisou para trazermos de casa um potinho de iogurte vazio,que serviria de vazo para a sementinha.No dia seguinte,fomos para o quintal do colégio pegar terra,para deitar nossa semente tão valiosa,e claro jogar um pouco nos coleguinhas...
O prôfe ,diminuiu os grãozinhos da nossa merenda ,pegando um dos pacotes de feijão da cantina.Plantamos,regamos e até conversamos com os feijõezinhos.Depois desse carinho todo o professor nos alertou;"- Não esqueçam de todos os dias repetirem isso,levem os vazinhos pra casa,reguem na medida certa,acompanhem o crescimento e dentro de alguns dias eu vou pedir para vocês trazerem para o colégio,quero que vocês levem esse compromisso a sério porque vai valer nota!"
Fui pra casa com minha camisa suja de barro,ainda disse orgulhosa pra minha mãe; "- Não me olhe assim, passei a manhã toda trabalhando na escola, mãe tivemos de plantar feijão!É uma grande responsabilidade,e se a terra secar,o feijãozinho morre,e eu tiro nota zero."
Enquanto falava com minha mãe,coloquei o vazinho no quarto da bagunça,onde tinha um murinho de tijolos furados que fazia a vez da janela,mas ele ficaria ali só por um minuto, tempo de eu tirar o uniforme e guardar minha mochila...Mas a minha vida de criança era muito atarefada,muitas brincadeiras para organizar com a vizinhança,assistir sessão da tarde,brincar com o meu cachorro...
Um dia de aula normal e o professor disse ;"-Amanhã quero que tragam suas sementes!"Coloquei minha mão na cabeça,já tinham passado vários dias e nada de eu visitar meu feijão.Só pensava na minha nota zero,na cara do professor e na vergonha que vinha pela frente.Cheguei em casa corri pro quartinho da bagunça pra ver o resultado da minha negligência.
Estava ele lá,exatamente onde eu tinha deixado,e por uma graça da natureza a plantinha vingou,serpenteou as fendas da janelinha,um brotinho bonito apesar de estar um pouco torto.Levei pra cozinha,pedi desculpas pra ele,dei água e arrumei uns gravetinhos para erguer a planta.Pensei que minha mãe tivesse aguado e cuidado pra mim,mas ela disse que não fez, por se tratar de um compromisso meu.Perguntei como é que poderia ter sobrevivido sózinho,ela me disse que o ar, a passagem de luz e a umidade fez com que ele crescesse.
Minha nota estava salva,não seria um dez porque na certa a plantinha ia ser menor do que a dos meus colegas,mas qualquer nota era melhor do que zero.No outro dia apresentamos nossos vazinhos e me surpreendi quando vi minha planta ser três vezes maior do que a dos meus colegas.Meus amiguinhos disseram que eu tinha sabotado,mudado o solo,pegado outra qualidade de feijão,adubado,que tinha plantado dias antes porque sabia da informação com antecedência...Puxa!Foi ali que eu vi que quando somos bem sucedidos acabamos por incomodar os outros...
Falando a verdade,até eu achei injusto,eles cuidaram todos os dias e esperaram por aquele dia,aguardando o melhor resultado.Eu esqueci...talvez fosse muito cedo para que eu aprendesse uma lição de bolsa de valores... então entendi que algumas coisas na vida são melhores quando acontecem por si só, e aprendi que fazemos diferença na vida , com o simples fato de plantar alguma coisa,as vezes é só jogar uma semente.